Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Póvoa de Lanhoso convida a saborear iguarias gastronómicas e conhecer o concelho
Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Póvoa de Lanhoso convida a saborear iguarias gastronómicas e conhecer o concelho

Vila Praia de Âncora assinala centenário

Póvoa de Lanhoso convida a saborear iguarias gastronómicas e conhecer o concelho

Cávado

2019-02-23 às 06h00

Lurdes Marques Lurdes Marques

Autarquia povoense vai promover fins-de-semana gastronómicos para atrair cada vez mais pessoas às Terras da Maria da Fonte. Amanhã e domingo, em destaque está o cozido à portuguesa.

Citação

O cozido à portuguesa é o prato em destaque neste fim-de-semana na Póvoa de Lanhoso. Cinco restaurantes, localizados em Águas Santas, Garfe, Vilela e na vila da Póvoa de Lanhoso, aceitaram o repto da autarquia e apresentam nas suas ementas o tão apreciado prato. É desta forma que se iniciam os fins-de-semana gastronómicos nas Terras da Maria da Fonte, cuja apresentação decorreu, na manhã de ontem, no Castelo de Lanhoso.
Pela mão da gastronomia, a autarquia pretende atrair cada vez mais pessoas às Terras da Maria da Fonte. Saborear uma bela refeição, e até pernoitando numa das unidades hoteleiras, e aproveitando para conhecer o património natural, paisagístico e histórico do concelho. Pratos tradicionais da região minhota e do concelho integram a oferta que se estende ao longo de vários meses.

Do cozido à portuguesa, e como já se fazia no passado, a proposta para Março, de 15 e 17, recai no tão afamado ‘Cabrito à S. José’.
Já em Abril, de 26 a 28, os petiscos tradicionais estão em destaque, com o ‘Senhor Bacalhau’ a estar em evidência de 10 a 12 de Maio.
Em Setembro, duas propostas: nos dias 1 e 2, um prato da Romaria Nossa Senhora do Porto d'Ave, o tão afamado ‘Bife à Romaria’ e, nos dias 21 e 22, a ‘Massa à Lavrador’.

Com o frio, no mês de Novembro, nos dias 9 e 10, chagam as famosas ‘Papas de Sarrabulho e os Rojões’. A qualidade da gastronomia povoense foi evidenciada pelo presidente da Câmara Municipal, Avelino Silva, que destacou a “cozinha de excelência que é muito bem apresentada pelos restaurantes do concelho”, agradecendo aos restaurante aderentes.
“Os fins-de-semana gastronómicos são também uma alavanca para o comércio e para a restauração do concelho. Ao promovermos os restaurantes, estamos a promover este território, o seu património e a nossa cultura”, referiu o autarca, destacando que “a autarquia está ao lado dos agentes económicos locais”.

“O trabalho que fazemos na promoção turística do concelho não é apenas com o objectivo de afirmar externamente a nossa terra. É acima de tudo para dinamizar a nossa economia nas várias áreas. Estamos a investir permanentemente na criação de programas e de animação de rua, precisamente para atrair mais visitantes à Póvoa de Lanhoso.”, acrescentou ainda Avelino Silva, revelando que a Póvoa de Lanhoso é um território de baixa densidade mas com um enorme potencial. Dar a conhecer o património e a gastronomia aos povoenses e a todos os que visitam o concelho é o que se pretende.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho