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Pré-escolar reinicia sua actividade mas com número reduzido na rede pública
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Pré-escolar reinicia sua actividade mas com número reduzido na rede pública

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Pré-escolar reinicia sua actividade  mas com número reduzido na rede pública

Ensino

2020-06-01 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

A baixa adesão verifica-se mais na rede pública do que nas Instituições Particulares de Solidariedade Social. Em alguns estabelecimentos o número de crianças não chega aos 10 por cento.

É ainda com um número reduzido de crianças que hoje se reiniciam as actividades do pré-escolar no concelho.
De acordo com o que se conseguiu apurar na passada semana, estes números serão mais perceptíveis nos jardins-de-infância da rede pública do que nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) onde se espera uma adesão que pode ultrapassar os 50 por cento em alguns casos.
O facto de muitos pais terem filhos no ensino básico com o ensino à distância ou ainda em regime de teletrabalho pode justificar os números, embora muitos mostrem ainda receio e optam por deixar as crianças a cargo de familiares.
“O que vamos apurando com os directores dos agrupamentos de escolas é de que muitos pais manifestam a intenção de não levarem os seus filhos para o pré-escolar”, avançou ao CM a vereadora da Educação da câmara de Braga, que encara este facto como uma oportunidade para os espaços reabrirem “sem tanta pressão”, percebendo se as regras que foram pensadas funcionam na prática para, se necessário, se fazerem “ajustes devi- dos”.
Ao CM, João Dantas, director do Agrupamento de Escolas D.? Maria II dá conta que o número de crianças que hoje regressa aos jardins-de-infância do agrupamento é “muito reduzido”.
“A média deverá dar oito crianças por sala, em algumas menos. Só no Jardim de Lamaçães é que o número é mais significativo”, diz o dirigente escolar, acrescentando que este regresso deverá ficar limitado a menos de 10% das crianças.
As orientações para a reabertura do pré-escolar são semelhantes às das creches, incluindo orientações para explicar a nova realidade aos mais novos.
Neste sentido, a tutela sublinha a importância de conversar com as crianças e sugere que os docentes desenvolvam actividades e projectos sobre o contexto actual, privilegiando actividades que decorram no exterior, em regime de rotativo dos grupos, e maximizando o distanciamento social.
Sobre este ponto, refere o documento, o distanciamento deverá ser maximizado sem comprometer o normal funciona- mento das actividades pedagógicas.
Antes da reabertura, todas as instituições actualizaram os seus planos de contingência, incluindo os procedimentos a adoptar perante um caso suspeito de Covid-19 e a definição de uma área de isolamento.
Os colaboradores do município de Braga, assim como as entidades parceiras que asseguram as actividades de Apoio à Família, realizaram na passada semana a segunda formação para, segundo a vereadora da Educação, se proceder a uma uniformização dos procedimentos, de indicações e sugestões.“Esta foi mais uma nota para ajudar todos os colaboradores que vão estar na linha da frente nesta reabertura”, diz.
Lídia Dias dá conta que estas últimas semanas foram de intenso trabalho por parte dos agrupamentos na preparação dos diferentes espaços, dando cumpri- mento a todas as orientações.
“Pretende-se, sobretudo, dar segurança a quem vai abrir portas e estar no terreno nas diferentes funções, assim como a quem usufrui desta resposta de educação pré-escolar que são as nossa crianças e os seus pais”, diz a vereadora.

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