Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Prémio António Lopes distingue melhores alunos
Obras nas escolas custaram 500 mil euros

Prémio António Lopes distingue melhores alunos

‘Talvez um dia’ invoca inércia da sociedade

Prémio António Lopes distingue melhores alunos

Ensino

2010-06-09 às 06h00

Lurdes Marques Lurdes Marques

Com o objectivo de premiar o aluno matriculado no 4.º ano com melhor classificação e desempenho, o Prémio de Mérito António Lopes distinguiu 27 alunos das EB1 do concelho da Póvoa de Lanhoso. Vereadora da Educação incentivou os jovens a apostar nos estudos.

Vinte e sete alunos do quarto ano das EB1 do concelho da Póvoa de Lanhoso foram distinguidos pela câmara municipal com o Prémio de Mérito António Lopes.
O prémio, instituído desde o ano lectivo 2006/2007, “abrange todas as EB1 e destina-se a premiar o aluno matriculado no 4.º ano que, em cada ano lectivo, obtenha melhor classificação e desempenho”.

Aproveitamento global, relações interpessoais, interesse e motivação, responsabilidade, autonomia, iniciativa, criatividade e assiduidade foram alguns dos critérios a considerar para a atribuição da melhor classificação.

O Theatro Club da Póvoa de Lanhoso revelou-se pequeno para acolher todos quantos ali se deslocaram para acompanhar a cerimónia. Alunos, pais, professores e familiares assistiram
à entrega de diplomas e lembranças às crianças.

“O prémio, mais do que o valor material, é o valor simbólico que ele representa. Serve para vocês recordarem que o trabalho, a dedicação e o empenho que colocamos nas coisas, seja no estudo ou no trabalho, vale sempre a pena”, disse Gabriela Fonseca, vereadora da Educação da câmara da Póvoa de Lanhoso.

Prémio

“O importante é o espírito da iniciativa, que premeia os alunos que durante os primeiros quatro anos de escolaridade se distinguiram pelo seu trabalho”, acrescentou, desejando: “espero que continuem a dar o vosso melhor pela vida fora porque isso é fundamental. Que o prémio seja um incentivo para estes jovens e para todos os outros”.

“Quero ser médica porque gosto de cuidar das pessoas”, disse Inês Pereira, de 9 anos, aluna da EB1 António Lopes, da vila da Póvoa de Lanhoso, e uma das vencedoras dos prémios de mérito.
“Não sabia da existência do prémio. Soube pela minha professora que tinha ganho”, disse Inês Pereira. “Foi uma grande emoção. As primeiras pessoas a quem contei foi aos meus pais”, referiu ainda a aluna da EB1 António Lopes.

Tal como Inês Pereira, também Vítor Amorim, de 9 anos, aluno da Escola EB1 de Louredo, sonha um dia seguir carreira na medicina.
“Gosto de ajudar as pessoas”, disse, sorridente. Quanto ao prémio, o jovem de Louredo mostrou-se satisfeito com a sua obtenção. Revelando que a matemática é a sua disciplina de eleição, Vítor Amorim adiantou que foi necessário algum esforço e empenho para conseguir a obtenção do prémio.

Testemunho

“É uma sensação especial e este é um dia especial”, sublinhou João Ribeiro, de 10 anos, aluno da EB1 de Oliveira.
“Não custou muito”, realçou o jovem que um dia espera ser agricultor, porque gosta de ajudar o pai no campo, ou futebolista, uma vez que adora jogar futebol com os seus amigos.

Dando conta que ainda tem muito tempo para pensar no que quer ser quando for grande, Abel Silva, de 10 anos, aluno da EB1 de Travassos, revelou que se esforçou bastante para conseguir a obtenção do prémio.
Com a matemática como disciplina preferida, o aluno de Travassos deu conta da “sensação boa” que estava a viver naquele momento.

“Senti-me muito feliz quando soube. Os meus amigos foram os primeiros a quem contei”, disse o menino, dando conta das sensações vividas aquando da notícia da obtenção do prémio de mérito atribuído pela autarquia local.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho