Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Prémio Victor de Sá revela Partido Regenerador
Câmara de Famalicão está apoiar os clubes do concelho na colocação de iluminação LED

Prémio Victor de Sá revela Partido Regenerador

Reabilitação da ponte de Fão anunciada para o próximo ano

Prémio Victor de Sá revela Partido Regenerador

Braga

2019-12-14 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

‘Partidos e Política na Monarquia Constitucional - O Caso do Partido Regenerador’ foi a obra vencedora do Prémio Victor de Sá da UMinho.

‘Partidos e Política na Monarquia Constitucional - O Caso do Partido Regenerador’, da autoria de Patrícia Gomes Lucas. foi a obra vencedora da edição deste ano do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, instruído pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho (UMinho). A obra resultou de uma tese de doutoramento e incidiu sobre o processo de criação e desenvolvimento de um dos principais partidos políticos portugueses do século XIX.
“Trata-se de um estudo sobre o Partido Regenerador e a relevância deste partido político no contexto da época. Foi uma personagem fundamental na governação do país. O objectivo foi o de perceber como evoluiu este partido da segunda metade do século XIX”, revelou Patrícia Gomes Lucas, que se mostrou satisfeita com o reconhecimento do trabalho efectuado.

O presidente do júri do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, Viriato Capela. referiu que foram 12 os concorrentes, distribuídos por teses de doutoramento, teses de mestrado e trabalhos editados.
Sobre a obra premiada, Viriato Capela destacou a “elevada qualidade” que se tornou “essencial para o estudo de organizações partidárias. É uma obra histórica e cultural”.
A presidente do Conselho Cultural da UMinho, Helena Sousa, frisou que o prémio tem “importância a nível nacional, pela excelência do júri e pela qualidade dos trabalhos premiados.”.
O júri entendeu, ainda, atribuir uma Menção Honrosa à obra ‘Espectros de Batepá. Memórias e Narrativas do Massacre de 1953 em São Tomé e Príncipe’. da autoria de Inês Rodrigues. A sessão foi presidida pela vice-reitora Manuela Martins.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho