Professor da UMinho preside Confederação Europeia de Jovens Empresários
2021-01-24 às 15h00
A eleição para Presidente da República está a ser marcada, como é natural devido à pandemia, por algumas filas em secções de voto. A segurança sanitária é obrigatória numa fase em que o país atinge números recordes e nota-se igualmente o apelo ao voto por diversos cidadãos, nomeadamente nas redes sociais. Em Braga a manhã não fugiu à regra.
São principalmente as escolas que, nas freguesias da cidade de Braga, estão a receber os eleitores. O jornal Correio do Minho esteve na André Soares, Carlos Amarante, Sá de Miranda, Real e Sé, bem como na Junta de Freguesia de Gualtar. A distância de segurança é obrigatória, facto que leva a um aumento de filas nas secções de voto. Os apelos dos cidadãos ao voto foram uma tónica registada, nomeadamente nas redes sociais. Também os lideres partidários defenderam o combate à abstenção, assegurando que estão reunidas as condições de segurança num cenário de pandemia e, numa altura, em que Portugal atinge os piores números de sempre.
Em grande parte dos casos, o dever cívico de votar falou mais alto do que o receio ao vírus.
Em Celorico de Basto, distrito de Braga, o Presidente da República e recandidato ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, votou e saudou o facto de as eleições estarem a decorrer cumprindo as regras sanitárias exigidas pela pandemia, inclusive “com paciência das pessoas onde há filas".
Marisa Matias votou em Coimbra. Tiago Maya Gonçalves no Porto. André Ventura em Lisboa, tal como Vitorino Silva. Vitorino Silva votou na Junta de Freguesia de Rans, em Penafiel. Ana Gomes foi a última dos sete a votar, concretamente na Escola Secundária de Cascais.
Se um dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos será eleito já hoje chefe de Estado, mas caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.
As urnas fecham às 19 horas.
27 Fevereiro 2021
26 Fevereiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário