Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Presidente da Câmara de Braga nomeado para World Mayor 20/21
Novo Presidente da Câmara de Barcelos promove encontro inédito com os funcionários

Presidente da Câmara de Braga nomeado para World Mayor 20/21

Manuel Heitor marcou presença na recepção a novos alunos do IPCA

Presidente da Câmara de Braga nomeado para World Mayor 20/21

Braga

2021-01-15 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Ricardo Rio está nomeado para World Mayor 20/21, uma iniciativa da The City Mayors Foundation que visa distinguir o trabalho dos autarcas que mais se distinguem em todo o mundo. O edil bracarense mostra-se “surpreendido” e “orgulhoso”.

Foi com “surpresa” e óbvia “satisfação” que Ricardo Rio reagiu à sua nomeação para World Mayor 20/21, uma distinção de âmbito mundial que distingue o trabalho desenvolvido pelos presidentes de câmara de todo o mundo.
O autarca bracarense é um dos 81 nomeados, numa lista que integra nomes de 38 países.
Além de Rio, apenas dois portugueses surgem na lista agora divulgada pela The City Mayors Foundation, a fundação privada que dinamiza esta iniciativa desde 2004. São eles Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, e Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais.
Na edição 20/21 do World Mayor Project, a fundação indica os autarcas que, durante a pandemia causada pela Covid-19, têm demonstrado “uma liderança notável”, contribuindo para que as suas cidades se tornem mais resilientes do ponto de vista económico, social e ambiental.
Ao ‘Correio do Minho’, Ricardo Rio confessou que ficou surpreendido com a nomeação, revelando que conhece a iniciativa de outras edições, recordando, em concreto, o ano de 2021 que sagrou como World Mayor Iñaki Azkuna, o autarca de Bilbao. “Foi nesse ano que tomei conhecimento desta iniciativa. Iñaki Azkuna foi um presidente de câmara que transformou a realidade de Bilbao tornando-a numa grande cidade”, recorda, confessando-se admirador do autarca que acabou por falecer em 2014.
“Apanhado de surpresa” por Braga aparecer numa lista tão restrita como a que ontem foi divulgada, Ricardo Rio realça que só o facto de integrar a mesma “é um motivo de satisfação porque acaba por ser o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver”.
A nomeação é pessoal, mas Rio faz questão de realçar que “o sucesso é fruto” do contributo e do trabalho realizado quer pelas equipas nomeadas politicamente quer pelos colaboradores municipais.
“Esta é uma nomeação que prestigia todo o trabalho desenvolvido pelo universo municipal”, salienta.
Ainda na segunda quinzena deste mês, a The City Mayors Foundation vai divulgar uma ‘shortlist’ dos finalistas, elaborada a partir da lista com 81 nomes agora divulgados.
A decisão é tomada por um painel de personalidades que integram a fundação e não através de votação aberta ao público. No entanto, quem quiser pode deixar uma mensagem de apoio ao seu favorito na página online do evento.
Na página do evento é possível perceber algumas das personalidades que indicaram Ricardo Rio para esta lista, entre os quais Xoan Mao, o secretário-geral do Eixo Atlântico, que aponta Rio como “o responsável pela transformação de Braga”, tendo sido capaz de “rejuvenescer” e “desenvolver” a cidade
“Também conseguiu restabelecer o diálogo com as universidades e as empresas, e entre elas”, refere Xoan Mao, realçando ainda o papel de Rio na superação de “velhas lutas” ao apostar na Euro-região Galiza-Norte de Portugal e mobilizar todos “em torno de um projecto comum”.
Também Lara Mendez, autarca de Lugo, manifesta o seu apoio a Ricardo Rio, destacando que o autarca de Braga demonstrou grande capacidade de gestão num ano particularmente complicado devido à pandemia, lançando uma bateria de recursos municipais para apoiar a população, combater a pandemia e relançar a economia.
“Durante a sua gestão, Braga deu grandes passos nas questões relacionadas com a regeneração urbana e a sustentabilidade, que fizeram da cidade uma referência em qualidade de vida e bem-estar”, realça ainda a autarca galega.
A mediadora cultural Saidatina Dias, oriunda do Senegal, também demonstra o seu apoio a Rio, realçando que “muito simplesmente os habitantes da cidade de Braga, incluindo os imigrantes, estão satisfeitos com o seu trabalho”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho