Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Primeiro Dia da Freguesia de Adaúfe que tem 764 anos de História
UMinho distingue desportistas da época desportiva 2021/22

Primeiro Dia da Freguesia de Adaúfe que tem 764 anos de História

Pitadas campestres sentidas em Prado e Parada de Gatim

Primeiro Dia da Freguesia de Adaúfe que tem 764 anos de História

Braga

2022-08-08 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Adaúfe, a freguesia com maior área do concelho e uma das que tem História mais longa, agregou população e movimento associativo num primeiro ‘parabéns a você’.

Citação

Pela primeira vez, a freguesia de Adaúfe celebrou o aniversário da sua constituição. Este ano, a Junta de Freguesia decidiu assinalar o 3 de Agosto, dia da atribuição a Adaúfe da carta de foral em 1258 por D. Afonso III.
Com a festa do 764.º aniversário da freguesia, que se prolongou pelo dia de ontem, a autarquia local pretendeu também celebrar a vivacidade das associações locais e das suas gentes, recordando os adaúfenses que já partiram.
O Dia da Freguesia de Adaúfe ficou registado, no dia 3, com uma cerimónia do hastear da bandeira e actuações do grupo Bombos com Alma e do Rancho Folclórico de Adaúfe, terminando com o cantar dos parabéns, actos a que se associarem dezenas de populares, os autarcas locais e o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio.
O dia de ontem, no Passal, foi animado com música e actividades recreativas dirigidas às crianças, tendo sido celebrada uma missa em memória dos adaúfenses já falecidos.
A iniciativa de instituir o Dia da Freguesia de Adaúfe partiu do executivo autárquico liderado por Abel Gomes, também como forma de compensar a ausência, este ano, das festas populares da localidade, que tradicionalmente ocorriam em meados de Agosto.
Depois do interregno durante dois anos dos festejos populares por força da pandemia, não foi possível o regresso dos mesmos neste Verão, pelo que a Junta de Freguesia decidiu tomar a iniciativa de instituir o Dia da Freguesia, garantindo já a continuidade deste evento
“Pela primeira vez, conseguimos juntar as associções da freguesia”, destaca o presidente da Junta de Adaúfe, embora algumas ainda não tengam participado nesta primeira edição do Dia da Freguesia.
A reacção dos responsáveis do Grupo Desportivo de Adaúfe, Rancho Folclórico, Guias de Portugal, Grupo Bombos com Alma, Estrelas União Barreiro, Grupo Desportivo de Penela e Associação de Reformados foi positiva a esta participação com espaços próprios na segunda parte do programa do Dia da Freguesia, tendo o evento sido aproveitado para a divulgação das suas actividades e para a angariação de fundos, tão necessários depois de um longo período em que algumas estiveram quase em inactividade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho