Correio do Minho

Braga,

- +
Primeiro encontro nacional de Conselhos Municipais de Juventude decorre em formato digital
Freguesias de Viana do Castelo recebem 333.400 euros para equipamentos e mobilidade

Primeiro encontro nacional de Conselhos Municipais de Juventude decorre em formato digital

Solar das Bouças vai receber artistas de outros países

Primeiro encontro nacional de Conselhos Municipais de Juventude decorre em formato digital

Braga

2021-03-01 às 19h12

Redacção Redacção

Iniciativa terá lugar a 23 e 24 de Abril

Os Municípios de Braga e do Porto, o Conselho Nacional de Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis e o Instituto Português do Desporto e Juventude co-organizam pela primeira vez, este ano, o primeiro Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude que se terá lugar nos dias 23 e 24 de Abril.

Aproveitando o mote da Presidência Portuguesa da União Europeia 2021, que dedica especial atenção ao Objectivo de Juventude “Espaço e Participação para Todos”, esta iniciativa junta jovens, autarcas e técnicos no sentido de repensar soluções que promovam uma maior e efectiva aproximação dos jovens às instituições democráticas.

O Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude 2021 pretende lançar a reflexão sobre a missão, o impacto e o potencial dos Conselhos Municipais de Juventude (CMJ), com vista a reforçar a participação jovem e apoiar a melhoria contínua das políticas de juventude locais.

Os dois dias de trabalho vão decorrer em formato digital e pretendem criar uma Carta A3, com dez ideias para melhorar os Conselhos Municipais de Juventude e uma bolsa de projectos para pôr ideias em prática. As inscrições estão abertas a todos os municípios do país, independentemente de já terem Conselho Municipal de Juventude ou ainda o estarem a criar. Cada município interessado deve inscrever dois jovens e um técnico municipal.

No segundo dia de trabalhos, decorrerá um Encontro Nacional de vereadores de Juventude, juntando autarcas dos municípios participantes para uma sessão moderada pelo Conselho Nacional de Juventude, Federação Nacional das Associações Juvenis, seguindo-se a apresentação de resultados e um debate em formato mesa-redonda.

O debate sobre o futuro dos Conselhos Municipais de Juventude surge num momento oportuno, quando se vai desenvolver um novo Plano Nacional para a Juventude, iniciando um novo ciclo de políticas locais, com as expectativas sobre a implementação da Agenda Europeia de Trabalho com Jovens (Processo de Bona).

Os Conselhos Municipais de Juventude são uma competência dos municípios. Representam órgãos consultivos que promovem a participação jovem e o envolvimento de organizações de juventude na definição de políticas de juventude e dos concelhos, pelo que importa que jovens e municípios têm uma voz activa na sua modelação e aperfeiçoamento.

Braga foi Capital Europeia da Juventude em 2012, Capital Ibero-americana da Juventude em 2016, integrando a Rede de Capitais Europeias de Juventude e o Europe Goes Local.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho