Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Prémio Carreira BIG 2019 atribuído ao artista multifacetado Jorge Silva
Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Prémio Carreira BIG 2019 atribuído ao artista multifacetado Jorge Silva

Projecto promove inclusão social e cultural em Braga

Prémio Carreira BIG 2019 atribuído ao artista multifacetado Jorge Silva

Vale do Ave

2019-09-18 às 19h21

Redacção Redacção

Prémio constituído por um diploma e um valor pecuniário de 10 mil euros, no âmbito da Bienal de Ilustração de Guimarães.

Citação

A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.
 
Este ano, o Prémio Carreira BIG será atribuído ao artista multifacetado Jorge Silva.  O artista terá uma exposição dos seus trabalhos mais representativos - AS SETE VIDAS DO SENHOR SILVA no CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães, com inauguração a 12 de outubro pelas 11h00, que estará patente até ao dia 31 de dezembro de 2019.
 
Jorge Silva é um homem dos jornais e com eles ganhou, entre 2000 e 2004, 40 prémios da americana SND, Society for News Design, pelo seu trabalho como designer e diretor de arte n'O Independente e no Público. Paixão de uma vida inteira, a ilustração editorial, que aprendeu no trotsquista Combate ao longo dos anos 80 e 90, tem-lhe trazido muitas alegrias, prémios, curadorias, e um blog, o Almanaque Silva, onde escreve histórias bizarras sobre a ilustração portuguesa. Inventou em 2003 uma sardinha que se tornou ao longo dos anos a genuína imagem de Lisboa, cidade onde nasceu há 61 anos. Com o ateliê silvadesigners, fundado em 2001, tem contribuído para a criação e desenvolvimento de marcas culturais da vida lisboeta. Coleciona compulsivamente ilustração, em todos os suportes possíveis, de livros a carteiras de fósforo, e tornou-se freguês assíduo das leiloeiras, onde arrebata por pequenas fortunas grandes tesouros da história da ilustração portuguesa. É membro da AGI, Alliance Graphique Internationale, desde 2012.
 
Em 2019, a Bienal de Ilustração de Guimarães  terá a sua segunda edição, de 12 de outubro a 31 de dezembro e para além do Prémio Carreira BIG promove outras ações, a destacar: Prémio Nacional BIG; A Teia da Ilustração - Ciclo de Palestras dedicadas à ilustração e o Prémio Especial BIG Ensino, destinado aos alunos de Artes Visuais do 12º ano das Escolas Secundárias do Concelho de Guimarães e aos alunos Ensino Superior que frequentem cursos de licenciatura e mestrado em Escolas de Guimarães, bem como oriundos do Concelho de Guimarães, e tem como objetivo promover a importância do papel da ilustração como ferramenta de descoberta e conhecimento junto da população do ensino secundário e superior do concelho de Guimarães.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho