Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Prémio Victor de Sá revela Partido Regenerador
Município de Ponte de Lima “ está a fazer história” na área da reabilitação urbana

Prémio Victor de Sá revela Partido Regenerador

Famalicão: Rota de Camilo ganha impulso com duas candidaturas aprovadas

Prémio Victor de Sá revela Partido Regenerador

Braga

2019-12-14 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

‘Partidos e Política na Monarquia Constitucional - O Caso do Partido Regenerador’ foi a obra vencedora do Prémio Victor de Sá da UMinho.

‘Partidos e Política na Monarquia Constitucional - O Caso do Partido Regenerador’, da autoria de Patrícia Gomes Lucas. foi a obra vencedora da edição deste ano do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, instruído pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho (UMinho). A obra resultou de uma tese de doutoramento e incidiu sobre o processo de criação e desenvolvimento de um dos principais partidos políticos portugueses do século XIX.
“Trata-se de um estudo sobre o Partido Regenerador e a relevância deste partido político no contexto da época. Foi uma personagem fundamental na governação do país. O objectivo foi o de perceber como evoluiu este partido da segunda metade do século XIX”, revelou Patrícia Gomes Lucas, que se mostrou satisfeita com o reconhecimento do trabalho efectuado.

O presidente do júri do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, Viriato Capela. referiu que foram 12 os concorrentes, distribuídos por teses de doutoramento, teses de mestrado e trabalhos editados.
Sobre a obra premiada, Viriato Capela destacou a “elevada qualidade” que se tornou “essencial para o estudo de organizações partidárias. É uma obra histórica e cultural”.
A presidente do Conselho Cultural da UMinho, Helena Sousa, frisou que o prémio tem “importância a nível nacional, pela excelência do júri e pela qualidade dos trabalhos premiados.”.
O júri entendeu, ainda, atribuir uma Menção Honrosa à obra ‘Espectros de Batepá. Memórias e Narrativas do Massacre de 1953 em São Tomé e Príncipe’. da autoria de Inês Rodrigues. A sessão foi presidida pela vice-reitora Manuela Martins.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho