Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Prémios Viana de Lima distinguem alunos de Belas Artes e de Arquitectura
Agro de 2025 já tem data e realiza-se de 3 a 6 de abril

Prémios Viana de Lima distinguem alunos de Belas Artes e de Arquitectura

gnration com programação recheada na estação quente

Prémios Viana de Lima distinguem alunos de Belas Artes e de Arquitectura

Cávado

2022-05-14 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Ana Sofia Ribeiro recebeu o Prémio Alexandre Vieira de Lima, na categoria de Belas Artes. O trabalho de arquitectura realizado por Leandro Gonzáles foi distinguido com o Prémio de Mérito Silvia Viana de Lima.

Citação

Os antigos alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (Leandro Gonzáles) e da Faculdade de Belas Artes do Porto (Ana Sofia Ribeiro) receberam ontem os prémios ‘Viana de Lima - Município de Esposende 2020/2021.
Ana Sofia Ribeiro foi contemplada com o Prémio Alexandre Viana de Lima e a Leandro Gonzáles foi atribuido o Prémio de Mérito Sílvia Viana de Lima. Cada um dos prémios tem o valor monetário de dois mil euros.
Ana Sofia Ribeiro explicou que a pintura vencedora do prémio, que vai integrar o espólio da Casa das Marinhas, teve por inspiração as alterações climáticas. “Eu trabalhei um bocado sobre as alterações climáticas e sobre a forma como a natureza pode ser alterada através de uma perspectiva da realidade. Com isso foi estudado como é que o espectador pode alterar a percepção da arte e da natureza”, explicou Ana Sofia Ribeiro. A ex-aluna de Belas Artes considerou que a homenagem a Viana e Lima, transmite a ideia de que “a cultura portuguesa merece mais investimento”.

Leandro Gonzáles, ausente da cerimónia por se encontrar a trabalhar na Escola Politécnica de Lausanne (na Suíça), enviou uma mensagem vídeo, na qual afirmou estar “honrado e orgulhoso por ter recebido o prémio, pelo reconhecimento do meu trabalho. O arquitecto (Viana de Lima) foi importantíssimo para mim, desde que tivemos oportunidade de fazer uma visita à Casa das Marinhas”.
Os prémios foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende. Benjamim Pereira destacou que é necessário haver mudanças no mundo, com a ajuda dos jovens.

“É refrescante saber que o mundo está bem entregue a jovens como vocês. Vocês têm ajudado a sensibilizar para a mudança. É preciso uma nova forma de pensar o mundo. Os jovens podem ser os actores da mudança”, disse o autarca esponsendense.
Benjamim Pereira considerou também que é necessário fazer alterações na forma de entrega dos prémios. Nesse sentido, sugeriu que a edição do próximo ano (a 10.ª) reúna os vencedores de todas as edições e que seja feita uma conferência sobre Arquitectura e Belas Artes. O edil de Esposende aproveitou a ocasião para elencar alguns investimentos na cultura em espaços públicos que estão a ser feitos por todo o concelho.
O vice-reitor da Universidade do Porto, José Castro Lopes, destacou que os prémios reconhecem “o notável percurso académico destes estudantes, o que muito dignifica a Universidade do Porto”.

Em representação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o director, João Pedro Xavier, explicou que “a Casa das Marinhas faz parte do itinerário dos nossos formandos, porque Viana de Lima conjuga todas as disciplinas artísticas”.
Lúcia Matos, directora da Faculdade de Belas Artes do Porto, lembrou que o prémio “é um incentivo” e serve de “reconhecimento e apoio para os nossos alunos”.
A representante do Conselho Regional do Norte do Ordem dos Arquitectos, Conceição Melo, apontou que Viana de Lima “é uma referência para todos os arquitectos portugueses”.
Os prémios Viana de Lima resultam de um protocolo entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto e distinguem os melhores alunos dos Cursos de Belas Artes e de Arquitectura.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho