Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Procissão da Burrinha nomeada para edição das ‘7 Maravilhas’
Frei Caetano Brandão regista a maior subida de alunos dos últimos cinco anos

Procissão da Burrinha nomeada para edição das ‘7 Maravilhas’

Póvoa de Lanhoso: Biblioteca com serviço online em Agosto

Procissão da Burrinha nomeada para edição das ‘7 Maravilhas’

Braga

2020-04-08 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Cultura Popular é o tema da nona edição das ‘7 Maravilhas’. A Procissão da Burrinha, que sairia hoje à rua, é candidata na categoria ‘Procissões e Romarias’. Organização quer dar mais visibilidade.

Hoje era dia de festa em S. Victor. Centenas de figurados sairiam à rua para dar vida a mais uma Procissão de Nossa Senhora da Burrinha. Já o ano passado, a procissão não saiu à rua devido ao mau tempo. Para ‘compensar’ surge agora uma “boa notícia”: a Procissão de Nossa Senhora da Burrinha está nomeada para a nona edição das ‘7 Maravilhas’, este ano dedicada à Cultura Popular. A procissão ‘conquistou’ a categoria ‘procissões e romarias’ e a grande final está marcada para 5 de Setembro.
“A Junta de Freguesia de S. Victor, a Paróquia de S. Victor e a comissão organizadora da procissão há muito tempo que tinham vontade de dar mais visibilidade e projecção para todo o país”, começou por justificar o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, sendo que quando surgiu esta nona edição dedicada à Cultura Popular entendeu-se que esta poderia ser “uma boa oportunidade” para divulgar a procissão.
“Recebemos agora, oficialmente, a nomeação e isso é um motivo de orgulho para todos nós”, confessou o presidente. “Este ano (hoje) não vamos ter Procissão da Burrinha, o ano passado também já não a tivemos e isso gera aqui quase um sentimento de saudade e de querer novamente a Procissão da Burrinha pelas ruas”, confidenciou Ricardo Silva, lembrando que esta é uma das procissões “mais concorridas da Semana Santa e que traz um colorido bem distinto” das procissões de quinta e sexta-feira.

Esta nomeação é, por isso, “uma oportunidade para continuar a fazer o caminho que simboliza a Procissão da Burrinha e levar a procissão a todo o país”.
Trata-se, portanto, de “uma excelente notícia”, sendo que todos se vão “empenhar ao máximo para convencer as pessoas a votar na procissão e que este é um evento de todo o Portugal”.
Ricardo Silva foi mais longe: “queremos de facto mostrar que a Procissão da Burrinha não é uma procissão tão recente como as pessoas acham, os estudos que temos remontam até ao século XVIII ainda com a configuração à Procissão da Senhora das Angústias, onde a burrinha fazia parte do quadro das Dores de Maria e já era uma atracção e trazia muita gente para a rua”.

O presidente contou ainda que a procissão acabou por ganhar muita importância, sobretudo, “a partir do momento que as oficinas de chapeleiros e sombreeiros, situadas à volta da igreja paroquial, ofereceram a roupa da imagem de Nossa Senhora e o tão característico chapéu em aba dobrada, estilo Santiago, que é o patrono dos chapeleiros”.
Também o padre da paróquia de S. Victor, Sérgio Torres, admitiu que esta nomeação vai “dar mais valor” à procissão. “A procissão é também conhecida por ser a procissão do povo, daquilo que vem das nossas raízes, e apesar de ser uma procissão com um figurino mais recente, já tem um passado histórico”, confirmou.

Esta participação na nona edição das ‘7 Maravilhas’ é “uma forma de valorizar o património, a cidade e as celebrações da Semana Santa”, assegurou o padre, acreditando que “terá um grande impacto e vai dar uma enorme visibilidade a esta manifestação de fé, de cultura popular e religiosa e até de devoção”.
Para o pároco esta é ainda uma forma de mostrar o trabalho em parceria e rede entre várias entidades, podendo ajudar a valorizar “um património que é de todos”. E Sérgio Torres atirou: “vamos trabalhar em conjunto para argumentar bem e faremos tudo para puxar por aquilo que é nosso”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho