Procissão da Burrinha cancelada
2020-01-27 às 12h27
Chegou ontem ao fim mais uma Feira do Fumeiro de Montalegre. Um cartaz gastronómico que coloca o concelho na primeira linha da gula.
“Extraordinariamente satisfeito” com o resultado da Feira do Fumeiro de Montalegre. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves, fez o balanço de mais um evento que atrai milhares de pessoas de todo o país e que para o ano completa 30 anos de existência.
Para Orlando Alves “os produtores são os grandes heróis de tudo isto, pois eles que mostram o de melhor se faz neste concelho de interior e que tem tanto para oferecer”, deixando o alerta aos governantes: “há uma parte do território que está a desaparecer e é dever do país de preservar este património e defender o interior”.
A encerrar a Feira do Fumeiro de Montalegre, foi apresentado ontem o Estudo de Público de Impacto Económico e de Comportamento do Consumidor em Relação à marca ‘Fumeiro de Montalegre’, que está a ser realizado pelo Núcleo de Investigação do ISAG-European Business School (NIDISAG), em parceria com a Câmara Municipal de Montalegre.
O estudo revela que a Feira do Fumeiro de Montalegre atrai público de todo o país, com 70,6% dos visitantes a residirem fora do concelho de Montalegre, sendo que a esmagadora maioria, 94,1%, vieram propositadamente para o evento.
Em destaque está também o número de visitantes que se deslocaram à “capital do fumeiro” pela primeira vez, representando 41,5% do público, e indicaram como principais factores para a visita a qualidade do fumeiro (4,40 numa escala de 1 a 5); a reputação da feira (4,39 em 5) e a possibilidade de conhecer produtos regionais (4,38 em 5). Estes dados sustentam e confirmam a crescente notoriedade e reputação da Feira do Fumeiro de Montalegre.
Quem consumiu produtos de fumeiro na Feira revela um nível de satisfação muito alto (de 4,60 em 5), sendo que os principais produtos vendidos na Feira foram a alheira, a chouriça de carne, o salpicão e o presunto.
Os elevados níveis de satisfação com a Feira (4,52 em 5) justificam que 93,0% dos visitantes recomendarão os produtos da marca ‘Fumeiro de Montalegre’. Estes produtos de fabrico artesanal são responsáveis por atraírem milhares de visitantes e dinamizarem o concelho de Montalegre, contrariando e combatendo a desertificação do território.
Integrada no programa da 29.ª Feira do Fumeiro de Montalegre, foi lançada oficialmente a nova identidade das Tabernas do Alto Tâmega. A apadrinhar a sessão esteve a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que deixou a garantia que o Interior irá receber 140 milhões para aplicar em “inovação, competitividade, recursos humanos altamente qualificados e no pequeno investimento”.
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