Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Professores reconhecem metodologia que reforça aprendizagens das crianças
Famalicão à espera de milhares de foliões

Professores reconhecem metodologia que reforça aprendizagens das crianças

Oitocentos utentes de várias instituições deram vida ao ‘Carnaval Sénior’ de Famalicão

Professores reconhecem metodologia que reforça aprendizagens das crianças

Braga

2020-01-21 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Acção de capacitação do projecto educativo Centurium envolveu 40 professores de Braga e do Porto, tendo a formação passado pelo Museu D. Diogo de Sousa. Mentor do projecto, Paulo Morais, destaca o envolvimento de cada vez mais concelhos.

Está “consolidado” o eixo principal do projecto educativo Centurium. Para o mentor do projecto, Paulo Morais, “os profes- sores reconhecem que a metodologia reforça as aprendizagens das crianças”, evidenciando ainda “a intervenção social e a promoção de igualdade de oportunidades a todas as crianças” pro- movido pelo Centurium.
Paulo Morais, que falava a propósito de mais uma formação de capacitação de professores, que passou pelo Museu D. Diogo de Sousa, assegurou que “há cada vez mais concelhos envolvidos no projecto”. Com esta formação é possível ainda “dar dimensão à matriz de acção da herança cultural, histórica e identitária e alargar a rede de cidades interessadas quer a nível nacional quer a nível internacional, havendo cada vez mais concelhos à procura do Centurium”, sublinhou.

O dia de formação no Museu D. Diogo de Sousa “é essencial” nas 50 horas de capacitação que a oficina desenha. Os 40 professores de várias áreas curriculares leccionam em escolas do Porto e de Braga. Paulo Morais destacou aqui “o sucesso” dos formadores e técnicos do Museu D. Diogo de Sousa nesta capacitação dos professores.
Envolvidos na formação estão professores da EB Mosteiro e Cávado, dos agrupamentos de Escolas D. Maria II, Carlos Amarante, Alberto Sampaio e Sá de Miranda, bem como da Escola Secundária Sá de Miranda, das EB de Gualtar, Dume e Sequeira e do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. Já do concelho da Póvoa de Lanhoso integram a acção o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e o Agrupamento de Esco- las da Póvoa de Lanhoso. Também de Guimarães participam professores do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, o Agrupamento de Escolas João de Meira e a Escola Secundária Martins Sarmento. Do Porto, estão integrados os Agrupamentos de Escolas Manoel de Oliveira, a EB António Aroso e a EB de Fonte da Moura.

O Centurium começa na sala de aula, mas “as crianças sentem-se contagiadas e são elas próprias as promotoras para os outros espaços fora da sala de aula”, confirmou o também professor de Matemática, assumindo esta “dinamização social e física, tendo a criança como prin- cipal promotora do eixo de inclusão social”. Paulo Morais acrescentou: “quando as crianças saem do contexto da sala de aula com estas práticas realizamos momentos em espaços de referência cultural como bibliotecas e museus”.
Entretanto, o Centurium tem replicado o modelo em diferentes espaços e isso tem trazido aos professores “além da realização profissional, motivações sociais, porque aqui há muito trabalho voluntário”.
Muitos dos professores estão associados à rede de bibliotecas escolares, que acabam também por levar o Centurium a outros espaços físicos e sociais.

O mentor do Centurium evidenciou também o facto da cidade de Braga “está sempre” presente na sala de aula. “Com o Centurium a própria cidade está a ganhar tempo tempo curricular, Braga está nos tabuleiros que se jogam em cima da mesa e acabam por ser uma referência à cidade”, sublinhou o o professor.
Paulo Morais foi mais longe: “com as visitas de estudo dos professores e da crianças estamos também a promover a cidade de forma construtiva, chamando ainda muitas famílias a Braga”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.