Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Profissionais da comunicação e influenciadores visitaram Cabeceiras de Basto
Romaria sem multidões devido à pandemia

Profissionais da comunicação e influenciadores visitaram Cabeceiras de Basto

Hospital de Braga aumenta indicadores de produtividade

Profissionais da comunicação e influenciadores visitaram Cabeceiras de Basto

Vale do Ave

2021-06-23 às 19h00

Redacção Redacção

Visita no âmbito da acção ‘PROVERE Minho INovação’ decorreu em vários concelhos do Ave, Cávado e Alto Minho. Iniciativa aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de Junho e teve como objectivo dar a conhecer os projectos em curso no Minho.

A vereadora do Desenvolvimento Económico, Carla Lousada, acompanhada de técnicos do Município e da Secretária Intermunicipal da CIM do Ave, Marta Coutada, acompanhou no passado domingo, dia 20 de Junho, a visita que uma comitiva composta por bloggers, jornalistas, instagramers e fotógrafos fez a Cabeceiras de Basto no âmbito da acção promocional ‘PROVERE Minho INovação’ que decorreu em vários concelhos do Ave, Cávado e Alto Minho.

A iniciativa aconteceu entre os dias 18 e 20 de Junho e teve como objectivo dar a conhecer as acções, iniciativas e projectos em curso no Minho, apoiados pelo Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE). A equipa integrava também técnicos da CCDR/Norte 2020 responsáveis pela gestão do PROVERE.

Nesta visita ao território e aos empreendimentos apoiados pelo programa comunitário PROVERE, o grupo pôde contactar com os agentes locais, promotores turísticos, autarcas e técnicos ficando a par das potencialidades do concelho de Cabeceiras de Basto, verdadeira “terra de encanto natural”.

Durante a estadia em Cabeceiras de Basto, o grupo participou numa ‘experiência gastronómica’ com a degustação de produtos endógenos, designadamente os ‘Miguelitos’ – o doce Cabeceirense – recentemente certificado, fez uma caminhada pela Ecopista do Tâmega – experiência de walking – com passagem pela zona fluvial do Caneiro, assistiu a uma demonstração do Jogo do Pau pela Associação S. João Baptista de Bucos e visitou o Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, sede do Museu das Terras de Basto.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem em curso vários projectos infraestruturais e imateriais enquadrados na Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE MINHO INOVAÇÃO, designadamente: a ‘Renaturalização das margens do rio de Ouro no lugar de Caneiro’, no Arco de Baúlhe; a criação da ‘Quinta Interpretativa de Cabeceiras de Basto’ que está em fase de procedimento concursal; a prossecução do ‘Parque de Campismo de Cabeceiras de Basto’ que se encontra em execução; a classificação do ‘Jogo do Pau’ a Património Cultural Imaterial com investigação em curso para a candidatura do inventário a Património Imaterial; a criação de uma ‘obra de arte em lã’, trabalho que foi já apresentado no dia 18 de Maio pela artista Patrícia Oliveira; a realização da conferência ‘O Minho nas mãos da Mulheres de Bucos’, iniciativa que se realizará no dia 25 de Junho, na Casa da Lã; o projecto ‘Cabeceiras Natureza e Água’ que se encontra em execução; a certificação dos ‘Miguelitos’; bem como a iniciativa ‘Saberes e sabores da aldeia’ que foi adiada devido à pandemia Covid-19.

O projecto Minho Inovação é uma Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC), isto é, uma parceria que tem como objectivo transformar os recursos únicos, inimitáveis e diferenciadores do Minho de baixa densidade em valor e em emprego. Promove o desenvolvimento do território com características similares, de forma a alavancar o investimento e a atrair novos investidores para o território, atenuando a sazonalidade turística e melhorando a notoriedade do destino turístico e da marca Minho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho