Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Programa ‘5 ao Dia’ já chegou a quase 18 mil crianças
Extensões expositivas divulgam espólio do Naufrágio Quinhentista de Belinho

Programa ‘5 ao Dia’ já chegou a quase 18 mil crianças

Caminha lidera no Alto Minho com a maior percentagem de rede de saneamento ligada a habitações

Programa ‘5 ao Dia’ já chegou a quase 18 mil crianças

Braga

2022-06-26 às 12h23

Redacção Redacção

Terminou a 11.ª edição do ‘5 ao Dia’ que, neste ano lectivo, contou com 1178 crianças. Este programa já chegou a quase 18 mil alunos.

Citação

Chegou ao fim a 11.ª edição do Programa ‘5 ao Dia’, que neste ano lectivo de 2021/2022 contou com a participação de 1178 crianças. Desde a primeira edição até à actualidade, este programa desenvolvido no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) já envolveu quase 18 mil crianças.
A última sessão deste ano lectivo decorreu no passado dia 22 e contou com a participação de alunos das escolas EB Tebosa e EB da Estação, acompanhados pelas professoras Elsa Tomé, Maria Conceição Gomes e Liliana Ferreira.
Nesta sessão, a equipa técnica do Programa ‘5 ao Dia’, deu particular destaque aos hortofrutícolas de verão, tendo evidenciado “a abundância e importância que as frutas e legumes produzidos no Verão têm para uma alimentação saudável, possuindo, na sua maioria, uma riqueza nutricional incomparável”.

Foram elaborados diversos materiais didácticos com a identificação das principais frutas e legumes desta época de Verão com a sua composição nutricional e benefícios do seu consumo para a saúde e qualidade de vida das pessoas.
Neste âmbito, “as actividades desta sessão foram enriquecidas com informação sobre alguns desses hortofrutícolas, tais como o alperce, o pêssego, a ameixa, o figo, a meloa, melão e melancia, bem como o feijão-verde, a beterraba e a ervilha, entre outros, tendo as nutricionistas Joana Sampaio e Analisa Neto aproveitado a oportunidade para informar as crianças dos benefícios para a saúde de muitos desses hortofrutícolas”, refere o MARB, em comunicado.
Recorde-se que o Programa ‘5 ao Dia’ tem como principal objectivo a promoção do consumo diário de cinco porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar como forma de potenciar estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis. Trata-se de um programa desenvolvido nos diversos mercados abastecedores do país, sendo que na região Norte o programa é desenvolvido no MARB em coorde- nação com a Associação ‘5 ao Dia’ e a Câmara Municipal de Braga. Conta ainda com o apoio da Direcção de Serviços da Região do Norte, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, da Administração Regional de Saúde do Norte, da Universidade do Minho e da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

tendo sido esta a última sessão deste ano lectivo, a Direcção da MARB deu nota do sucesso do programa e realçou “o especial envolvimento e colaboração dos responsáveis da Câmara Municipal de Braga, com especial agradecimento ao pelouro da Educação e Cultura” liderado por Car- la Sepúlveda, que “em estreita colaboração operacional com as escolas e disponibilizando recursos técnicos e o transporte às crianças, muito contribuiu para o cumprimento dos objectivos pretendidos com o Programa ‘5 ao Dia’ e para a elevada abrangência do mesmo”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho