Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Programa Centurium tem “potencial enorme” para desenvolver perfil do aluno
Porto e Norte espera começar a receber turistas norte-americanos no fim do Verão

Programa Centurium tem “potencial enorme” para desenvolver perfil do aluno

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu actividades desportivas

Programa Centurium tem “potencial enorme” para desenvolver perfil do aluno

As Nossas Escolas

2021-04-18 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Seis professores do Agrupamento de Escolas de Celeirós aceitaram o desafio e participaram na formação do Centurium. As expectativas foram superadas e cerca de 200 alunos do 1.º ao 3.º ciclos já estão envolvidos no programa educativo.

O programa educativo Centurium entrou no Agrupamento de Escolas de Celeirós este ano lectivo. Seis professores aceitaram o desafio e participaram na formação, estando neste momento a inspirar outros docentes e alunos do agrupamento. Um dos professores envolvidos assumiu o “potencial enorme” que o Centurium tem no desenvolvimento do perfil dos alunos. “O perfil do aluno tem por base 10 áreas de competência-chave e diria que este programa dá para alcançar, pelo menos, cinco ou seis”, assegurou Jorge Cidade.

Professor de Geografia, Jorge Cidade confessou que, inicialmente, o objectivo era incluir o Centurium no projecto Erasmus que está integrado, mas “foi muito mais do que isso”, confessou. O professor explicou: “percebi de imediato que era possível fazer projectos de articula- ção com outras disciplinas, até porque neste momento é importante haver flexibilidade curricular e inovação”.
De algo “aparentemente tão simples”, foi possível desenvolver projectos de articulação com algumas turmas do 8.º ano. “Temos cerca de 100 alunos envolvidos nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Matemática e TIC”, contou o professor, admitindo que os alunos identificaram-se de imediato com o período romano.
Este projecto, continuou Jorge Cidade, promove, entre outros, “o desenvolvimento da autonomia, pensamento crítico, a resolução de problemas e o próprio relacionamento interpessoal e a criatividade”. Por isso, o professor acha que “tudo isto é perfeito”.

Entretanto, o professor já ‘levou’ o Centurium para o programa Erasmus que está integrado e que envolve duas escolas portuguesas, duas escolas espanholas, uma alemã e outra italiana.
“Temos 15 alunos do agrupamento envolvidos no programa Erasmus e, neste momento, seis desses alunos estão a trabalhar no Centurium com alunos da escola alemã”, adiantou o professor. Esta experiência-piloto está a ser feita com os alunos alemães, porque já têm alguma tradição do Jogo Moinho. “Se resultar, a ideia é alargar aos ou- tros alunos das escolas envolvidas no nosso projecto Erasmus”, assegurou.
O objectivo no futuro é que todo o agrupamento se envolva neste programa educativo, aproveitando “todas as potencialidades e a grande dinâmica que proporciona em várias áreas”, defendeu.

Entretanto, a professora do 4.º ano da EB1 Cruz também está “entusiasmada” com a motivação dos 14 alunos. “Já conhecia o Centurium e já tinha assistido a um torneio na Braga Romana e inclusive comprei a caixa com os jogos no Museu D. Diogo de Sousa, mas andou muito tempo no carro, porque não sabia jogar”, confidenciou a professora Elvira Costa. Por isso, quando surgiu a oportunidade de participar na formação nem hesitou.
Além da curiosidade pessoal, “tudo aquilo que imaginava ser importante para os alunos veio a revelar-se”, contou a professora, que já tem os alunos a jogarem os jogos do Soldado, Moinho e Seega.

A “maior dificuldade”, confessou a professora, é “controlar” o cumprimento das regras quando os alunos estão todos a jogar em contexto sala de aula. “Teoricamente todos eles sabem as regras, mas depois quando estão a jogar é mais difícil”, referiu.
Além da “espontaneidade e entusiasmo” com que os 14 alunos agarram os jogos, para a professora o programa tem oferecido inúmeras vantagens para os mais novos. “Ao jogar, os alunos concentram-se, cumprem regras, antecipam jogadas, aproximam-se do colega e há um convívio com todos os outros alunos”, destacou Elvira Costa, valorizando ainda “a grande componente de cidadania” que os jogos têm.
Mas há mais. “Temos a possibilidade com os jogos de explorar a época romana e até a expressão plástica e não estou a falar da construção de tabuleiros, que aí temos um enorme manancial a explorar”, assumiu. A figura do centurião tem apaixonado os mais novos e o certo é que o programa tem despoletado o desenvolvimento de uma série de conteúdos. “Queremos incutir o hábito dos alunos participarem nas actividades que a escola proporciona com o objectivo de serem crianças participativas e adultos mais activos”, destacou a professora.

“Queremos chegar a todo o agrupamento”

O Agrupamento de Escolas de Celeirós abraçou, este ano lectivo, o programa Centurium e, neste momento, tem já 11 turmas envolvidas. “Pareceu-nos desde logo muito interessante pelas competências técnicas que permite desenvolver, mas o facto de ser transversal também foi entusiasmante para nós”, contou a directora do Agrupamento de Escolas de Celeirós. Célia Simões quer que o projecto tenha continuidade no próximo ano lectivo e que chegue a mais professores e alunos.

O desafio foi lançado na escola e um grupo de docentes, do 1.º ciclo até ao 8.º ano, mostrou-se interessado e acabou por dinamizar o programa nas suas diferentes vertentes. “Temos duas turmas do primeiro ciclo, quatro do 5.º ano e cinco do 8.º ano envolvidas”, destacou a directora do agrupamento, referindo que “os docentes que estão a fazer a formação estão a inspirar e a partilhar dentro dos seus núcleos, nas reuniões de articulação, e a envolver outros docentes, que não tendo feito a for- mação já estão, através da via interna, a ser mobilizados e a alargar o âmbito do projecto”.
O agrupamento, continuou Célia Simões, “abraçou o projecto por ser bastante interessante pelas competências que permite desenvolver e também porque essas competências podiam ser desenvolvidas de uma forma transversal”.

Este primeiro ano está “a correr muito bem, sendo que o primeiro ciclo está bastante entusiasmado com o projecto e pensa alargar o âmbito com a integração de estagiários a trabalhar com a professora do 1.º ciclo”, avançou a directora, admitindo que o objectivo “é dar continuidade no próximo ano lectivo com os que têm já a formação a servir de motor para a restante comunidade e continuar a desenvolver o projecto”.
O objectivo é alargar o projecto a todo o agrupamento, mas Célia Simões destacou aqui o facto de ter muitos projectos a serem desenvolvidos. “Queremos dar continuidade aos que estão já a trabalhar e alargar a mais docentes. A partilha de experiência e dos resultados acaba por ser mobilizador e motivador para outros agarrarem o projecto”, admitiu a directora, confirmando que “as expectativas estão a ser superadas”.
O programa está a ser implementado em contexto sala de aula, mas também no recreio, “fazendo dinâmicas de recreio, potenciando a utilização dos jogos”.
O agrupamento está também a integrar o Centurium no projecto de Erasmus. “Estamos a enquadrar este programa no programa Erasmus que estamos este ano a desenvolver”, confirmou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho