Câmara Municipal de Arcos de Valdevez apoia mais 12 famílias na recuperação das suas habitações
2025-06-19 às 11h00
Programa foi apresentado no Espaço Ilídio dos Santos, no Claustro do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, e a Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, participaram esta manhã, 18 de junho, na sessão pública de apresentação do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem das Serras da Cabreira, Larouco e Barroso, iniciativa que decorreu no Espaço Ilídio dos Santos, no Claustro do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
Participaram nesta sessão os vereadores Fernando Basto e António Fernandes, presidentes de Juntas de Freguesia, Gabinete Técnico-Florestal do município, proprietários florestais, representantes das comunidades locais de baldios, entre outros responsáveis de entidades ligadas à floresta e ao mundo rural.
Coube à Diretora-Geral do Território apresentar as linhas gerais do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem das Serras da Cabreira, Larouco e Barroso, o qual abrange um território florestal com uma área de 55 mil hectares, localizados nos concelhos de Cabeceiras de Basto, Montalegre e Vieira do Minho. Em Cabeceiras de Basto engloba as freguesias de Abadim, Bucos e Cabeceiras de Basto, assim como as comunidades locais de baldios de Abadim, Bucos e Cabeceiras de Basto.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal destacou que “o espaço florestal de Cabeceiras de Basto assume importantes funções económicas, ambientais e sociais, constituindo um elevado potencial de desenvolvimento”.
Francisco Alves disse que “agir com base na prevenção, recuperação e preservação dos espaços florestais tem sido um dos principais objetos de atuação da Câmara Municipal”, dando como exemplos: a operacionalização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, tendo em vista a redução do risco de incêndio e a diminuição do número de ocorrências e áreas percorridas pelos incêndios; a execução do Plano de Fogo Controlado, tendo em conta a diminuição da carga combustível em locais estratégicos e a renovação de pastagens para suporte da prática de silvo-pastorícia que tem grande peso na economia local; a beneficiação da Rede Viária Florestal fundamental para a prevenção e supressão de incêndios rurais; a plantação de 90 mil árvores autóctones nos espaços florestais comunitários degradados ou consumidos pelos incêndios; e o repovoamento cinegético da Zona de Caça Municipal recorrendo ao efetivo criado no Posto de Fomento Cinegético de Moinhos de Rei.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto “está empenhada em contribuir para a boa execução deste Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem, dialogando e articulando com todas as entidades envolvidas no sentido de tornar o espaço florestal concelhio mais resiliente e sustentável para as gerações vindouras”, destacou o edil, rematando que “a continuidade do trabalho desenvolvido em prol do bem comum constitui-se, por isso mesmo, como peça chave na preservação do nosso maior bem, a floresta, enquanto responsabilidade de todos”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário