Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Programa ´Descentrar´ promove património cultural de Braga
Festival Vaudeville Rendez-Vous faz balanço positivo da sétima ediçã

Programa ´Descentrar´ promove património cultural de Braga

Póvoa de Lanhoso recebe XXV Exposição Aberta de Artes Plásticas

Programa ´Descentrar´ promove património cultural de Braga

Braga

2021-06-18 às 17h40

Redacção Redacção

Ciclo de programação cultural, promovido pelo Município de Braga, acontece ao longo de sete datas, de 27 de Junho a 18 de Setembro, em sete espaços patrimoniais classificados. Programa ´Descentrar´destaca património histórico e cultural das freguesias bracarenses.

De 27 de Junho a 18 de Setembro, o Município de Braga promove um ciclo de programação cultural em rede ao longo de sete datas, em sete espaços patrimoniais classificados, localizados nas freguesias periurbanas bracarenses. Designado “Descentrar”, tem como objectivo primordial a divulgação e promoção efectiva do património cultural, através de novas criações artísticas e abordagens contemporâneas.

Igreja de São Salvador (Figueiredo), Núcleo Museológico de São Martinho de Dume (Dume), Capela de S. Frutuoso (Real), Igreja de Santa Maria Madalena da Falperra (Nogueira), Castro (e Capela) do Monte de Nossa Senhora da Consolação (Nogueiró), Mosteiro de Tibães (Mire de Tibães) e Ponte de Prado (Merelim S. Paio) são os locais seleccionados para o acolhimento de um programa cultural, desenhado para cada espaço patrimonial através de um conjunto de espectáculos de Novo Circo, Concertos, visitas-guiadas aos espaços patrimoniais e Concertos Comentados de música clássica e erudita.

Enquanto projecto inovador de turismo cultural, prossegue o propósito de permitir um acesso à cultura em toda a sua variedade e extensão, através de práticas artísticas com um elevado potencial de transformação, quer dos territórios, através do reforço da notoriedade dos conjuntos patrimoniais seleccionados, quer físico e humano, através da transformação qualitativa da experiência dos visitantes ou da reinvenção das narrativas associadas a cada lugar e a cada elemento patrimonial.

O “Descentrar” decorrerá predominantemente ao ar livre, na área envolvente a cada espaço patrimonial nas sete freguesias seleccionadas, contemplando um total de 39 iniciativas culturais, entre as quais se destacam um total de 14 visitas guiadas, 4 concertos comentados de música clássica e erudita e de 12 concertos com artistas emergentes no panorama musical português e 9 espectáculos de Novo Circo com participação de artistas consagrados a nível nacional e internacional.

As iniciativas culturais abrangidas na programação do “Descentrar” são de entrada livre, limitada a inscrição prévia e condicionada à lotação do espaço em que decorrem, em total cumprimento com as regras de saúde pública aplicadas em cada momento.

O programa resulta de uma candidatura realizada em Agosto de 2020 ao AVISO NORTE-14-2020-25 Património Cultural - Programação Cultural em Rede – Imaterial, a Iniciativa «Descentrar» é co-financiada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Programa:
No dia 27 de Junho, na Igreja de São Salvador (Figueiredo), às 15 e 15.30 horas ocorrem as visitas guiadas ao espaço patrimonial da Igreja de São Salvador de Figueiredo, às 17.30 horas é possível ver o Concerto Comentado “Classicismo e o Neoclassicismo” por Luís Ribeiro e Sinfonietta de Braga, e às 19 horas, poderá ver “La Madeja” de Irene Paz [ES].

No dia 25 de Julho, no Núcleo Museológico de São Martinho de Dume, as visitas Guiadas ao espaço patrimonial ocorrem às 15 e 15.30 horas, às18 horas a “Enxada” de Erva Daninha [PT], às 20 horas Arianna Casellas e às 21.30 horas, The Partisan Seed.

No dia 31 de Julho, na Capela de São Frutuoso, em Real, as visitas guiadas ocorrem às 10 e 10.30 horas, às 17 horas, o Concerto Comentado “Viola Apassionata” por Sofia Sousa e Sinfonietta de Braga, às 20 horas André Júlio Turquesa, e às 21.30 horas Kimi Djabaté.

No dia 7 de Agosto, na Igreja de Santa Maria Madalena da Falperra, em Nogueira, as visitas guiadas são possíveis da parte da manhã às 10 e 10.30 horas, às 15 horas, “T0+1” de Thorsten Grütjen [DE/PT], às 16 horas o Concerto Comentado “Com vista para o mar” por Rita Morais e Sinfonietta de Braga, às 17 horas, “Crassh_duo_circus” de Crassh [PT], às 20 horas o Coelho Radioactivo, e o dia termina às 21.30 horas com Tó Trips.

No dia 21 de Agosto, no espaço patrimonial do Castro (e Capela) do Monte da Consolação, em Nogueiró, a visita guiada do Castro começa às 10 horas e a visita guiada à Capela às 10.30 horas. Às 17 horas, é possível ver “Recantos”, às 18 horas, “Rizoma” Rita Martins & André Júlio Teixeira, às 20 horas, Homem em Catarse e, por fim, às 21.30 horas, JP Simões.

No dia 11 de Setembro, no Mosteiro de Tibães (Mire de Tibães), as visitas guiadas ao espaço interior do mosteiro acontecem entre as 10 e as 12.30 horas, e ao espaço exterior entre as 15 e as 17 horas. Também é possível ver “Otus Extracts” de Oliveira & Bachtler [PT/US] às 17 horas, o Concerto Comentado “Nacionalismo Checo” por Sofia Pinto e Sinfonietta de Braga às 19 horas, Angélica Salvi às 20 horas e Lavoisier às 21.30 horas.

No dia 18 de Setembro, na Ponte do Prado, em Merelim São Paio, as visitas guiadas à ponte e zona envolvente acontecem às 10 e 10.30 horas. Às 15 horas, a “Pequena CircOOnferencia” de Radar 360 [PT], às 16 horas Grutera, às 17.30 horas “Por Um Fio” de Daniel Seabra [PT], e acaba às 18.30 horas com Lula Pena.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho