Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Programa "Minho Inovação" valoriza o património cultural e promove o turismo religioso em Guimarães
“Braga conseguiu destacar-se entre tubarões”

Programa "Minho Inovação" valoriza o património cultural e promove o turismo religioso em Guimarães

Âncora Praia FC foi alvo de assalto, com prejuízos a atingir os 5 mil euros

Programa ´Minho Inovação´ valoriza o património cultural e promove o turismo religioso em Guimarães

Vale do Ave

2023-06-08 às 18h14

Redacção Redacção

Projeto "Touring Cultural - Identidade Cultural do Minho" destaca a Romaria Grande de São Torcato

Citação

No âmbito do Programa "Minho Inovação", que abrange uma série de Projetos Âncora e projetos Complementares, destaca-se o Projeto "PA02_Touring Cultural - Identidade Cultural do Minho". O objetivo principal desta iniciativa é classificar, preservar e qualificar os recursos do património cultural material e imaterial.

Dentro deste contexto, o Município de Guimarães reconheceu a extrema relevância de valorizar o património etnográfico e patrimonial da "Romaria Grande" e de São Torcato. Esta valorização permitirá a construção de novas narrativas, potenciando o património imaterial e material do concelho de Guimarães, especialmente no que diz respeito à promoção turística, com foco no turismo religioso.

Compreendendo a importância deste património para o concelho, foi realizado um trabalho de investigação científica e bibliográfica, resultando na publicação de duas obras dedicadas ao património imaterial e material identitário de São Torcato e de Guimarães. Intituladas "São Torcato: história, devoção e património" e "São Torcato: Romaria a um vale infindável", estas publicações visam valorizar e promover a Festa Religiosa e o Santo local.

O Projeto "PA02_Touring Cultural - Identidade Cultural do Minho", financiado pelo Provere Minho Inovação - Norte 2020 tem como propósito alavancar o investimento privado através de projetos âncora, principalmente de iniciativa pública, que se destacam pela sua dimensão e carácter mobilizador. Ao valorizar a Romaria Grande de São Torcato e promover o seu património cultural, Guimarães pretende atrair um maior número de visitantes e potenciar a economia local.

A valorização e promoção do património imaterial e material identitário de São Torcato e de Guimarães através destas duas publicações reforçam a importância histórica e religiosa desta festividade. A Romaria Grande é um evento que atrai inúmeros fiéis e visitantes de todas as partes do país, tendo um papel significativo na cultura e tradição local.

O Programa "Minho Inovação" demonstra o compromisso de Guimarães em preservar a sua herança cultural e, simultaneamente, impulsionar o setor do turismo religioso. Através da valorização e promoção da Romaria Grande de São Torcato, espera-se fortalecer a identidade local e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho