Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Programa recheado para promover o livro e a leitura
André Horta viaja hoje para a Grécia

Programa recheado para promover o livro e a leitura

Viana do Castelo: “Plano do Governo não responde às necessidades da comunicação social”

Programa recheado para  promover o livro e a leitura

Braga

2022-04-20 às 08h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

REDE de Bibliotecas de Braga com o envolvimento de vários parceiros locais, está a dinamizar até ao dia 28 de Abril as comemorações do Dia Mundial do Livro e das Bibliotecas.

Citação

‘Os livros fazem a força’ é o mote para as comemorações do Dia Mundial do Livro e das Bibliotecas que arrancaram até e que vão decorrer até 28 de Abril, numa iniciativa que junta a Rede de Bibliotecas de Braga e parceiros locais ligados aos transportes públicos e à saúde comemoram conjuntamente.
Aproximar as pessoas dos livros e sobretudo promover a leitura é o grande objectivo das iniciativas que estão pensadas para chegar a todos os públicos.
“Quando se constituem redes, o objectivo é que não fiquem no papel e este conjunto de iniciativas visa precisamente isso, envolver todos os parceiros da Rede de Bibliotecas de Braga, além de outras entidades, num vasto leque de iniciativas que pretendem promover o livro e a leitura”, explicou Aida Alves ao ‘correio do Minho’.
A directora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva realça o envolvimento das bibliotecas escolares nesta comemoração, muitas delas com a dinamização de iniciativas internas, assim das Juntas de Freguesia que estão a dar protagonismo e espaço para bibliotecas e para a leitura. Aponta ainda a participação dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) neste programa comemorativo e o envolvimento das Unidades de Saúde Familiar (USF) do ACES Braga.
Desde ontem e até domingo, o ACEAS Braga está a dinamizar a actividade ‘Ler dá mais saúde’ que consiste em, essencialmente nas consultas médicas, dar sugestões de leitura e oferece livros aos utentes.
“Os livros fazem a força e dão efectivamente Saúde. Não bastasse o empirismo desta afirmação, há evidência crescente de que a literacia em saúde aumenta neste contacto com o livro estando inclusivamente previsto que o aconselhamento por médicos e enfermeiros, da leitura em família e da sua prática regular com as crianças dos zero aos seis anos, entendendo esta prática como fundamental a um crescimento saudável e integral”, refere Rui Macedo, director clínico ACES Braga.
Quanto aos TUB, amanhã e quinta-feira, os autocarros da empresa municipal vão ser o palco da iniciativa ‘Leituras andantes’, dinamizada com alunos dos Agrupamentos de Escolas André Soares e D. Maria II.
Nos autocarros vão também ser distribuídos alguns materiais aos passageiros incentivando à leitura.
As Juntas de Freguesia surgem também nesta comemoração com uma forte participação, como destaca Aida Alves. A directora da BLCS aponta a Junta de Freguesia de S. Vicente como exemplar, por ter sido a primeira do concelho a constituir a sua biblioteca, a Biblioteca Dr. Domingos Alves, com espaço dedicado à leitura. Além de ser uma biblioteca “bastante rica em termos documentais”, Aida Alves nota que também se destaca pelas actividades que ali são promovidas como a apresentação de livros, conversas com escritores, debates, entre outras.
Aida Alves realça que outras autarquias estão a seguir este exemplo, algumas delas também com iniciativas desenhadas em concreto para o programa comemorativo em curso.
É caso da Junta de Freguesia de São Victor que tem três actividades programadas. No dia 23, esta autarquia abre ao público a sua biblioteca no jardim da Junta. Nesse mesmo dia, a autarquia relançar a ‘Biblioteca da Árvore’ no parque de Guadalupe.
É ainda na Junta de São Victor que, no dia 28, às 21.30 horas, se vai realizar a tertúlia subordinada ao tema ‘O livro como espaço de memória. Trás-os-Montes na obra de Torga e de Manuel António Miranda: Factos Vividos e convividos durante uma vida de quase, quase... 100 anos’, uma iniciativa dinamizada por José Pedro Miranda.
Também a UF de São Lázaro e São João do Souto, parceiro recente da Rede, está empenhada em constituir um espaço de biblioteca e leitura nas suas instalações.
A autarquia liderada por Miguel Pires vai levar o escritor Pedro Seromenho a quatro escolas da sua área geográfica, com o ‘Atelier de Conto e linha’. A actividade decorre esta manhã, nas escolas EB 1 do Carandá (9.30 horas) e EB1 de São Lázaro (10.45 horas). Amanhã, é a vez do escritor e ilustrador bracarense marcar presença na EB1 de S. João do Souto (9.30 horas) e na EB1 do Fujacal (10.45 horas).
No dia 22, às 10 horas, a UF de São João do Souto e de Lázaro é ainda palco da leitura encenada de ‘Histórias Comidas - Eu consigo!’, um livro desenvolvido pelos utentes do complexo de Vila Verde da APPACDM, que foram os autores de ilustrações que permitem ler e contar histórias, num trabalho orientado por Mi Martins.
Ainda relativamente às Juntas de Freguesia, hoje, pelas 10 horas, a autarquia de Sobreposta promove, na EB1 local, a leitura encenada também de ‘Histórias Comidas - Eu consigo!’.
Ontem na UF de Merelim S. Pedro e Frossos, Débora Martins dinamizou o ciclo de contos ‘Todos somos diferentes’.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho