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Projecto ‘bragamove’ quer motivar “escolhas mais conscientes”

Braga

2019-04-16 às 07h00

Redacção Redacção

Inspirado no ‘metrominuto’ do Ayuntamiento de Pontevedra, na Galiza, quatro jovens criaram o ‘bragamove’. Com o objectivo de (re)pensar a mobilidade na cidade já foram desenvolvidos dois mapas.

A pé, de carro, de bicicleta ou de autocarro, a forma como cada pessoa se desloca diariamente tem impacto na dinâmica urbana de cada cidade. Por este motivo, um grupo de jovens criou o ‘bragamove’, um projecto desenvolvido para promover a mobilidade em Braga que teve como fonte de inspiração o ‘metrominuto’, um mapa que recolhe as características da mobilidade sem motor, do projecto Pontevedra Mobilidade do Ayuntamiento de Pontevedra, na Galiza.

“A partir de redes de percursos propostos, o ‘bragamove’ tem o intuito de fazer (re)pensar a mobilidade de cada um com foco em atitudes mais responsáveis. Por isso, a principal missão é motivar escolhas mais conscientes no que diz respeito à mobilidade”, justificam os mentores do projecto Paulo Silva, Luísa Carvalho, Miguel Araújo e André Cardoso.

Numa primeira fase, o projecto pretende utilizar a zona pedonal e ciclável que já existe na zona de Braga, juntamente com as infraestruturas que servem a cidade, para “analisar de que forma todos estes componentes interligados podem contribuir para a mobilidade diária dos cidadãos”. Para o efeito, foram desenvolvidos inicialmente dois mapas: pedonal e ciclável.

De uma forma geral, continuam os jovens, “cada mapa corresponde a um conjunto de informação relativa ao tempo e distância entre pontos estratégicos da cidade”. Na nota enviada, os promotores esclarecem que “ambos os mapas consideram como ponto central a Praça da República e têm o mesmo objectivo: mostrar possibilidades de percursos facilmente realizáveis”. Os dois mapas consideram pontos estratégicos como zonas de comércio, indústria, interfaces de transportes, locais agregadores ou centrais, zonas universitárias, zonas de lazer e de desporto.

No mapa pedonal foram definidos percursos com informação sobre a distância, o tempo de percurso e a experiência do percurso percorrido, consoante seja mais ou menos agradável. Foram também incluídos parques de estacionamento automóvel pagos e gratuitos, assinalados junto de uma ligação próxima para chegar ao destino pretendido.

Já no mapa ciclável foram definidos percursos com a duração máxima de 30 minutos a partir do ponto central, com informação sobre a sua distância, duração e declive. Este mapa foi preparado com base na utilização de uma bicicleta sem assistência eléctrica.
O projecto bragamove pretende alargar a sua área de acção a outras actividades relacionadas com a mobilidade urbana.

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