Num desfile com apelo ao voto AAUM reivindica a nova sede
2025-04-18 às 06h00
Reprogramação do projecto BRT, que avançará, para já, com apenas uma das duas linhas que já tinha financiamento garantido no PRR, divide maioria e oposição na vereação. Assunto dominou debate na reunião de ontem do executivo municipal.
A reprogramação da futura re- de de BRT (Bus Rapid Transit), com a Câmara Municipal a avançar, para já, com apenas uma das duas linhas que candidatadas a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), aqueceu, ontem, o debate político na reunião da vereação.
Perante a notícia de que, do projecto aprovado e financiado pelo PRR, no valor de 100 milhões de euros, a autarquia retirou uma das linhas de BRT, a ‘amarela’, por força de informações requeridas pela Infra-Estruturas de Portugal (IP) que colocavam em causa a execução do projecto até Junho de 2026, com risco de perda de financiamento comunitário, o vereador do PS, Artur Feio, solicitou mais esclarecimentos e afirmou-se convicto de que nem mesmo a linha mantida na candidatura, a ‘vermelha’, irá ser concretizada até aquela data.
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, reconheceu que tem havido “dificuldades em obter respostas favoráveis da IP” em relação a questões que têm a ver com a intersecção da linha ‘amarela’ com a Avenida António Macedo, via tutelada por aquele organismo da administração central”, pelo que, para não perder todo o financiamento do PRR, a autarquia decidir avançar apenas com a linha ‘vermelha’, tentando financiamento alternativo, comunitário ou do Orçamento de Estado, para a linha ‘amarela’.
Assim, o projecto BRT tem garantidos, para já, 60 milhões de euros do PRR para a execução da linha ‘vermelha’ e aquisição de material circulante.
Sobre esta matéria, o vereador da CDU, Vítor Rodrigues, solicitou também “acesso à informação” que justificou a reprogramação do projecto de mobilidade, lamentando que a Câmara Municipal de Braga não tenha seguido a recomendação da sua força política de fazer uma “execução faseada” das linhas do BRT e de negociar com a IP a transferência da tutela da Avenida António Macedo.
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