Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Projecto de Esposende com selo de mérito
Luís Nobre apresentou áreas funcionais do novo executivo

Projecto de Esposende com selo de mérito

SC Braga renova com Mariana até 2024

Projecto de Esposende com selo de mérito

Cávado

2021-09-17 às 12h23

Redacção Redacção

Programa ‘Cuidadores Informais’, criado pela Câmara de Esposende, permite à autarquia estar entre as 24 que foram reconhecidas, a nível nacional, pelo cumprimento dos critérios definidos pelo projecto do Moveimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

O Município de Esposende está entre as 24 autarquias nacionais, reconhecidas pelo cumprimento dos critérios definidos pelo projecto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais e, assim, irá receber um Selo de Mérito. A primeira edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) recebeu 50 candidaturas.
Esta iniciativa pretende reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional português com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. Destas, foram reconhecidas 24 que se destacam, de acordo com os representantes das associações que compõem o Movimento e que as avaliaram.

Segundo a avaliação, estas autarquias locais implementaram iniciativas que dão resposta às necessidades por satisfazer dos cuidadores informais. Necessidades que, de acordo com o inquérito feito pelo Movimento, vão desde a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%), até à necessidade de receber formação específica em algum aspecto do processo de cuidar (41,2%).

O projecto Cuidar de Quem Cuida (CQC) arrancou, em Esposende, a 5 de Novembro de 2020, Dia Mundial do Cuidador Informal, e visa a promoção de respostas de apoio especializado aos cuidadores informais de pessoas com demência ou em situação de pós-AVC. Em Esposende, os cuidadores informais dispõem de informação e aconselhamento, grupos psicoeducativos e apoio psicológico, podendo, contactar os serviços presencialmente na Divisão da Coesão e Desenvolvimento Social, através do 937630860 ou do email accaosocial@cm-esposende.pt O projecto insere-se também no contexto do contributo que Esposende pretende dar ao cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho