Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Projecto desenvolvido por bracarenses divulga principais conventos e mosteiros da região Norte
Câmara Municipal de Viana do Castelo avança com projeto para conservação dos habitats e da avifauna

Projecto desenvolvido por bracarenses divulga principais conventos e mosteiros da região Norte

Vila Verde: 200 crianças e jovens no Festival Infanto-Juvenil de Teatro

Projecto desenvolvido por bracarenses divulga principais conventos e mosteiros da região Norte

Braga

2024-02-01 às 17h41

Redacção Redacção

Inauguração de exposição prevista para Santiago de Compostela em Março.

Citação

Promover os principais conventos e mosteiros da região norte do país é o principal objectivo de um projecto desenvolvido por dois bracarenses com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Norte e Turismo Porto e Norte de Portugal.

O projecto, cujo conteúdo pode ser consultado no website https://conventosemosteiros.pt/, reúne diversas fotografias originais dos espaços e informação histórica sobre os mesmos, estando traduzido em três línguas (inglês, francês e espanhol) para tirar o melhor partido do potencial turístico deste património.

A juntar ao website, será realizada uma exposição fotográfica que tem a sua inauguração prevista num espaço do Turismo Porto e Norte localizado em pleno centro de Santiago de Compostela, em meados de Março. A data pretende aproveitar o aumento do número de visitantes nesta cidade espanhola na época pascal.

A exposição itinerante será posteriormente disponibilizada noutros locais do norte, promovendo esta rede de mosteiros e conventos e sensibilizando o público para o encanto que envolve estes locais sagrados.

Actualmente estão contemplados no projecto dez locais: Mosteiro de São Martinho de Tibães, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Mosteiro De São Bento Da Vitória, Convento De Santo António De Ferreirim, Mosteiro De Santa Maria De Salzedas, Mosteiro De Santa Maria De Pombeiro, Mosteiro De São João De Tarouca, Mosteiro De São Salvador De Grijó, Mosteiro De Santo André De Rendufe e Convento De São Salvador De Vilar De Frades. Muito em breve será acrescentado o Mosteiro de São Miguel de Refojos de Basto.

“No nosso país, os mosteiros e conventos assumem uma grande importância cultural, artística e espiritual. Queremos partilhar a beleza indescritível destes locais e incentivar a sua visitação. No futuro, vamos continuar a trabalhar para expandir o projecto a todo o país e reunir na mesma plataforma os mais importantes destes espaços a nível nacional”, refere Daniel Lima, um dos co-criadores do projecto.

Sérgio Freitas, fotógrafo e outro dos co-criadores deste projeto, salienta a beleza destes locais e o desafio de captar a sua essência pela lente de uma câmara fotográfica: “com as minhas fotos, espero que o público encontre um respeito renovado por estes locais sagrados e uma apreciação mais profunda pela herança que compartilhamos”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho