Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Projecto Hortas Urbanas com grande adesão em Caminha
Obras de ampliação dos balneários do Celeirós no valor de 280 mil euros inauguradas

Projecto Hortas Urbanas com grande adesão em Caminha

Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças será alvo de projecto de valorização e musealização

Projecto Hortas Urbanas com grande adesão em Caminha

Alto Minho

2021-06-24 às 09h00

Redacção Redacção

Projecto Hortas Urbanas disponibiliza 37 parcelas para prática de agricultura familiar. Iniciativa pretende controlar processo produtivo de modo ecológico e ambientalmente pouco impactante.

O projecto Hortas Urbanas - Quinta da Barrosa, em Vila Praia de Âncora, da iniciativa do Município de Caminha, disponibiliza um total de 37 parcelas, para a prática da agricultura familiar. É um projecto que tem tido, ao longo do tempo, uma adesão grande. O vice-presidente, Guilherme Lagido Domingos, visitou as hortas recentemente.

Muitas pessoas encaram esta actividade agrícola, em pequena escala, uma relação harmoniosa com a terra, que permite produzir alimentos saudáveis e frescos. Além disso, é uma forma de controlar o processo produtivo de modo a utilizar práticas ecológicas e ambientalmente pouco impactantes. Às vezes é, também, encarada com caractér lúdico.

Para além do contributo que pode ter para o orçamento das famílias, permite educar a população para a sustentabilidade e para o respeito e defesa pelo ambiente; responder às necessidades crescentes de contacto com o espaço rural e, ainda, permite incentivar a economia circular através da adopção de práticas de compostagem.

O Município disponibiliza ponto de água destinado à rega das culturas produzidas na parcela, um local comum para armazenamento dos utensílios agrícolas e um espaço comum para compostagem ou colocação de estrumes.

De acordo com o regulamento do projecto, pode candidatar-se a utilizador das "Hortas" qualquer munícipe, residente no concelho de Caminha, mediante preenchimento do formulário de candidatura, devendo-o remeter por correio para Praça Conselheiro Silva Torres, 4910-122 Caminha, fax 258 710 319, entregar nos balcões de atendimento ou via e-mail para geral@cm-caminha.pt.

A selecção para a atribuição das parcelas acontece por ordem de inscrição. A grande procura leva a que, actualmente, as parcelas estejam todas ocupadas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho