Correio do Minho

Braga,

- +
Projecto ‘In Comon Sports’ de Cerveira é “boa prática”
Fernando Pimenta medalha de bronze em K1 1.000 na Taça do Mundo

Projecto ‘In Comon Sports’ de Cerveira é “boa prática”

Carolina Santos vence ‘Fora da Caixa’

Alto Minho

2021-04-13 às 06h00

Redacção Redacção

O projecto cerveirense ‘In Common Sports’, que incentiva a prática desportiva entre os seniores, entre as “nelhores práticas europeias”.

O projecto cerveirense ‘In Common Sports’ foi eleito uma das 15 boas práticas europeias de entre 90 programas e projectos relacionados com a área do desporto intergeracional implementados em vários países da União Europeia (UE).
O reconhecimento do projecto cerveirense integra o estudo ‘Mapping Study on the Intergenerational Dimension of Sport’, promovido pela Direcção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia.
Um dos argumentos que sustentam este resultado para Vila Nova de Cerveira é o “bom exemplo de sustentabilidade”. Apesar de ter sido originalmente planeado como um evento único, o projeto In Common Sports, liderado pelo Município cerveirense, conquistou uma grande popularidade entre os participantes e incentivou os municípios envolvidos a realizar edições nos anos subsequentes, atendendo ao interesse e motivação manifestados pelos seniores. O estudo agora publicado pela Comissão Europeia pode ser consultado online
Os autores do estudo identificaram entre três a quatro projectos relevantes em cada país da UE com foco específico no aumento da participação no desporto de seniores e jovens e que promovam a aprendizagem intergeracional.
Refira-se que numa primeira fase, foram identificados mais de 90 programas e projectos que, após analisados com maior detalhe, incluindo a realização de entrevistas, resultou na publicação de 15 casos no relatório final.
De sublinhar que o sucesso das Olimpíadas Intergeracionais – ‘Olympics4All’, em 2015, desencadeou uma actualização mais abrangente do projecto, consubstanciada no ‘In Common Sports’, entre 2018 e 2020. Concluída esta segunda versão, a receptividade e o impacto gerados a nível europeu alavancou a necessidade de aprofundar conhecimentos e consolidar o projecto através de novas abordagens, mantendo a colaboração preponderante dos municípios do Alto Minho.
Assim, a terceira versão das Olimpíadas Intergeracionais, candidatada ao programa europeu Erasmus + Sport, com a designação ‘In Common Sports +: Fit, Food and Fun for Elderly’ recebeu no passado mês de Outubro ‘luz verde’, com um investimento de 350 mil euros.
Com implementação entre 2021 e 2023, o objectivo é aagora realizar, em seis países parceiros, um total de 18 eventos desportivos, duas sessões de treino semanais e envolver mais de 500 seniores.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho