Escola Básica de Oleiros foi inaugurada em dia de festa
2019-02-06 às 09h00
Consórcio de Investigação desenvolve sistema inteligente para monitorizar maturação das uvas através do projecto europeu iGrape.
Um projecto apresentado por um grupo de parceiros de Portugal, Itália e Alemanha, liderado pelo INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, foi seleccionado para financiamento do programa competitivo de Investigação e Inovação da União Europeia, Horizonte 2020, para desenvolver uma solução inovadora que permita a monitorização contínua e em tempo real do nível de maturação da uva e do stress hídrico da videira, ajudando a determinar o momento certo para a vindima e garantir uma produção de vinho de alta qualidade.
Este dispositivo vai ser completamente autónomo, com bateria própria, pré-processamento de sinal e módulo de comunicação sem fios, permitindo medir e transmitir as leituras regularmente para uma estação remota de colheita de dados durante o período necessário.
O sistema a ser desenvolvido pode trazer várias vantagens sobre os métodos actualmente utilizados.
Existem vários indicadores do momento certo para colher as uvas e levá-las para serem processadas. Esta nova solução cobre alguns dos essenciais, nomeadamente o stress hídrico da videira e a maturação da uva (em ambas as dimensões, sensoriais e tecnológicas - por exemplo, antocianinas e níveis de açúcar nos bagos de uva).
Este projecto teve origem em contactos entre o INL e a empresa vitivinícola portuguesa Sogrape, com quintas em Portugal, Espanha, Argentina, Chile e Nova Zelândia. Posteriormente, incluiu parceiros com os conhecimentos específicos necessários para garantir o nível exigido de entrega: INESC MN (Portugal), Universidade de Freiburg (Alemanha), Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais - Produção, Paisagem, Agroenergia - Universidade de Milão (Itália) e Automation SRL (Itália).
Este projecto vai agora ser desenvolvido durante 36 meses, levando a Internet das Coisas às vinhas e apontando para novas aplicações na agricultura e produção de fruta.
02 Junho 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário