Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Projecto ‘No Poupar Está o Ganho’ ensina alunos a usarem o dinheiro
Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Projecto ‘No Poupar Está o Ganho’ ensina alunos a usarem o dinheiro

Vila Praia de Âncora assinala centenário

Projecto ‘No Poupar Está o Ganho’ ensina alunos a usarem o dinheiro

As Nossas Escolas

2019-02-14 às 11h35

Redacção Redacção

Alunos do primeiro ciclo do ensino básico de dois agrupamentos de escolas do concelho participaram em actividades que permitiram conhecer melhor o dinheiro, o Euro e a União Europeia.

Citação

Promover a literacia financeira junto dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico é o principal objectivo do projecto intermunicipal ‘No poupar Está o Ganho’, que envolver oito turmas dos Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, em Esposende.
Através deste projecto, os alunos participaram em visitas de estudo ao Museu Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o que lhes permitiu conhecer melhor o dinheiro, o Euro e a União Europeia.
As crianças receberam também noções sobre objectivos financeiros, prioridades e poupança, orçamento, receitas e contas bancárias. Estas competências são reconhecidas por todos os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como uma prioridade.

No presente ano lectivo, o projecto prevê, também, uma avaliação do impacto social do projecto junto dos alunos alvo, pelo 'Social Inclusion Laboratory' (SINCLAB), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
No âmbito do mesmo projecto, os professores adquiriram conhecimentos de educação financeira, assim como o manuseamento da plataforma de 'e-learning' (ensino à distância) de educação financeira, disponibilizada para alunos e professores inscritos. No caso específico de Esposende, o projecto intermunicipal ‘No Poupar Está o Ganho’ integra o projecto municipal de Combate ao Insucesso Escolar, juntamente com os programas ‘Plataforma + Cidadania’ e ‘UP Cávado: Empreededorismo nas Escolas’.

O projecto 'Plataforma + Cidadania', também direccionado para os alunos do 1º CEB, prevê o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa, através do recurso a tecnologias digitais, com conteúdos educativos, conteúdos locais e projectos educativos e comunitários. O projecto 'UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas', dirigido às turmas do Ensino Básico (3º CEB) e Ensino Secundário (Regular e Profissional), pretende dinamizar iniciativas de detecção, de estímulo e de apoio ao empreendedorismo na comunidade escolar do Cávado.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho