Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Projecto ‘Nosso Mar’ apontado como exemplo da autonomia e flexibilidade
Crianças da Santa Casa confeccionam caldo no pote e vivem tradições

Projecto ‘Nosso Mar’ apontado como exemplo da autonomia e flexibilidade

“O rio Ave não pode ser seccionado”

Projecto ‘Nosso Mar’ apontado como exemplo da autonomia e flexibilidade

Alto Minho

2019-05-20 às 06h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Ministro da Educação abriu ontem as celebrações do Dia Europeu do Mar e da Marinha que se prolongam até hoje no concelho de Caminha. O governante destacou o exemplo da iniciativa ‘Nosso Mar’ no projecto de autonomia e flexibilidade.

Foi com satisfação e algum regozijo que o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assistiu à apresentação dos primeiros resultados do projecto ‘Nosso Mar’ que está a ser implementado na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora do Agrupamento Sidónio Pais de Caminha.
“O projecto ‘Nosso Mar’ que vai desde o pré-escolar até ao secundário tem levado os alunos a percorrer os seus curriculos nas várias disciplinas, tendo o mar como azimute”, afirmou ontem o ministro da Educação, em Vila Praia de Âncora, na cerimónia de abertura das celebrações do Dia Europeu do Mar e da Marinha que se prolongam até hoje.

Tiago Brandão Rodrigues apontou o ‘Nosso Mar’ como um bom exemplo de implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular. “As escolas são os melhores testemunhos daquilo que se vai fazendo um pouco por todo o país. São elas que fazem um balanço altamente positivo relativamente ao projecto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário”. Reconhecendo que “a flexibilidade e a autonomia dão muito trabalho às comunidades educativas e nesse sentido as escolas não foram relutantes em aproveitar esta oportunidade e materializarem projectos locais para aumentarmos, por um lado o sucesso educativo que é um desiderato das nossas escolas, e por outro lado acreditamos que esta é uma das fórmulas para diminuição do abandono escolar, uma vez que chamamos, cada vez mais, as comunidades, as famílias e os alunos a serem intervenientes neste processo ensino-aprendizagem”.

Miguel Alves, presidente da câmara de Caminha, destacou a forte ligação do concelho de Caminha ao mar. “O nosso ADN é mar que nos traz tantas coisas boas como a pesca, a economia, o turismo, o desporto, mas também já nos levou muitas vidas. O mar também nos traz a história, o tempo que demoramos a chegar até aqui é feito desta camada de mil folhas que ao longo dos séculos nos trouxe pescadores da Galiza, homens e mulheres do argaço, os marinheiros que procuraram outros mundos e agora esta dinâmica da economia actual”.

Desportos náuticos, passeios de barco, exposições, showcooking, espectáculo de dramatização e música, palestras e apresentação de projectos foram as actividades que deram o mote às celebrações do Dia Europeu do Mar e da Marinha que se prolongam até hoje. “O objectivo é celebrar o passado e o futuro, através de um projecto educativo feito pelo agrupamento permitido pela flexibilização curricular e que fez que aos alunos de mobilizassem para falar das questões ligadas ao mar”, afirmou o autarca caminhense, realçando o desporto escolar que “tem as finais aqui em Caminha e em Viana do Castelo e que celebramos através destas crianças que participam ao longo destes dois dias a celebrar o mar através do desporto”.

As celebrações decorrem no Portinho, Espaço Onda, Forte da Lagarteira, Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, Parque Ramos Pereira e Praia.
As actividades iniciam com a manhã desportiva com demonstrações e baptismo de surf dirigida para a comunidade escolar. Haverá também lugar para um showcooking e a realização de um atelier de Barcos Solares.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.