Correio do Minho

Braga,

- +
Projecto ‘UMSumário’ da AAUM ganha troféu de voluntariado
João Henriques: “Vamos a Famalicão para conquistar os três pontos”

Projecto ‘UMSumário’ da AAUM ganha troféu de voluntariado

Escolas acolhem filhos de trabalhadores de serviços essenciais

Projecto ‘UMSumário’ da AAUM ganha troféu de voluntariado

Ensino

2021-01-04 às 08h03

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Oitenta estudantes da Universidade do Minho participam actualmente no programa de voluntariado ‘UMSumário’, dando apoio ao estudo a crianças e jovens dentro e fora do país. Acaba de ser premiado.

O projecto ‘UMSumário’, desenvolvido pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), através do qual estudantes universitários dão apoio ao estudo a crianças e alunos do ensino básico, acaba de ser distinguido com o Troféu Português do Voluntariado, na categoria Jovem, um reconhecimento nacional que é atribuído pela Confederação Portuguesa do Voluntariado.
Recorde-se que o projecto ‘UMSumário’ foi lançado durante a pandemia do novo coronavírus Covid-19, no sentido de os estudantes da Universidade do Minho ajudarem, na medida do possível, e também maioritariamente via online, os alunos do ensino básico, através de sessões explicativas de determinadas matérias ou mesmo no apoio à realização dos seus trabalhos de casa.

“O sucesso académico é o grande objectivo deste programa, que foi lançado no terceiro período do passado ano lectivo 2019/2020, precisamente no momento em que os alunos se viram confrontados com o ensino à distância e, muitas vezes, sem um apoio mais próximo”, recordou, a propósito, Rui Oliveira, presidente da AAUM, em entrevista dada ao Correio do Minho.
Segundo o dirigente associativo, este projecto que teve continuidade neste ano lectivo de 2020/2021, visou também mostrar à sociedade em geral a forma como os estudantes da Universidade do Minho podem dar também o seu contributo de forma solidária.

Nesta segunda edição do projecto, contam-se cerca de 80 voluntários e outros tantos alunos, nacionais e internacionais, abrangendo crianças a residir em Angola e destacando-se ainda a participação de algumas crianças oriundas da Síria, em parceria com a ‘ONG MEERU | Abrir Caminho’.
A entrega do prémio à AAUM pelo desenvolvimento deste projecto de apoio ao estudo teve lugar recentemente, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado.
Um prémio através do qual, a Confederação Portuguesa do Voluntariado - entidade promotora - pretende, acima de tudo, “reconhecer o trabalho dos voluntários em Portugal, valorizando a sua acção, quer em contexto normal, quer em contexto pandémico”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho