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Projeto de Esposende Rumo ao Sucesso partilhou experiência em Amarante
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Projeto de Esposende Rumo ao Sucesso partilhou experiência em Amarante

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 Projeto de Esposende Rumo ao Sucesso partilhou experiência em Amarante

Cávado

2019-07-19 às 14h14

Redacção Redacção

Este encontro tinha como principal objetivo promover a capacitação e reflexão técnica, a partilha de boas práticas e o conhecimento de referenciais teóricos e institucionais, para a atuação das equipas multidisciplinares nos territórios da Comunidade Intermunicipal anfitriã.

A equipa técnica do Projeto Rumo ao Sucesso, implementado pelo Município de Esposende, participou num ateliê, em Amarante, onde apresentou as linhas de intervenção junto de alunos em risco de insucesso ou abandono escolar.
O evento denominado “Equipas Multidisciplinares – Parcerias para o Sucesso Escolar” foi promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Estrutura de Missão do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e decorreu no Auditório da Escola Secundária de Amarante. Inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Tâmega e Sousa, esta ação enquadra a estratégia educativa sub-regional, apontando medidas e projetos de combate ao insucesso escolar.
Este encontro tinha como principal objetivo promover a capacitação e reflexão técnica, a partilha de boas práticas e o conhecimento de referenciais teóricos e institucionais, para a atuação das equipas multidisciplinares nos territórios da Comunidade Intermunicipal anfitriã.
Reconhecendo o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito da intervenção junto de Alunos em Risco de Insucesso ou Abandono Escolar, no município de Esposende, através do Projeto Rumo ao Sucesso, a equipa técnica foi convidada para dinamizar o Workshop: “Partilha de Boas Práticas em Intervenção junto de Alunos em Risco de Insucesso ou Abandono Escolar”.
No decorrer da sessão, foi apresentado o modelo de implementação e a dinâmica municipal do Projeto, nomeadamente a articulação das atividades e planificações, o tipo de intervenção desenvolvida junto de alunos e pais/encarregados de educação, a complementaridade da intervenção decorrente da diversidade técnica e o alinhamento das atividades com os objetivos e áreas de competências a desenvolver no âmbito do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Simultaneamente, partilharam-se exemplos práticos da articulação que é feita no terreno com a ação das Escolas, da intervenção ajustada à especificidade de cada aluno, da dinamização de ações de capacitação parental e da metodologia de monitorização e avaliação do impacto do Projeto. De referir, que, ao longo deste primeiro ano letivo de implementação do Projeto, foram identificados 818 alunos e intervencionados 695, representando mais de 15% da população escolar do concelho de Esposende.
O evento contou com uma participação expressiva de docentes, diretores escolares e outros técnicos que intervêm em contexto escolar, tendo estes demonstrado interesse em conhecer mais pormenorizadamente as metodologias preconizadas pelo Rumo ao Sucesso e valorizado a importância do bom ambiente de trabalho colaborativo existente em Esposende, com as diversas estruturas e órgãos das escolas, enquanto fator fundamental para potenciar e ampliar oportunidades de aprendizagens para os alunos, mobilizando, sob a liderança pedagógica dos seus professores, fontes diversificadas de conhecimento, e contribuindo para a promoção de uma Escola Inclusiva.
Refira-se, ainda, que o Projeto Rumo ao Sucesso enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, referentes à Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos, e nos Princípios subjacentes ao Perfil dos Alunos para o Século XXI, designadamente um perfil de Base Humanista, a Inclusão como Requisito de Educação, o Desenvolvimento Sustentável e a Valorização do Saber.

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