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Promover Braga como destino turístico é a grande prioridade

Braga

2021-05-01 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Com desconfinamento em marcha, o Município aponta a promoção de Braga como destino turístico como a grande prioridade para alavancar a retoma do sector.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, aponta a promoção de Braga como destino turístico como a principal prioridade para alavancar a retoma do sector, que foi um dos mais afectados pelas consequências da pandemia.
No quarto e último webinar dinamizado no âmbito do Fórum de Turismo Visit Braga, o autarca bracarense realçou a importância de aproveitar o momento para seduzir os turistas que estão ansiosos por poder viajar: “A prioridade agora é promover, promover e promover para captarmos os turistas que estão ansioso para viajar e que vão ser seduzidos por quem lhes proporcionar as melhores experiências”, afirmou Rio.
A promoção do turismo ganha, assim, particular destaque à medida que o desconfinamento avança e depois de numa primeira fase, com o grande impacto da pandemia, ter sido necessário criar condições que permitissem a sobrevivência dos agentes deste sector.

O autarca acredita que, “a partir de agora, e à medida que for aumentando a circulação de pessoas, os negócios vão voltar a desenvolver-se”. É nesse contexto que o Município de Braga volta a apostar na promoção do concelho como destino turístico, posicionando o nome Braga no ‘top of mind’ dos potenciais visitantes. Braga aposta na sua promoção como destino turístico, mas ciente de que esse promoção será também alavanca para o turismo da região.
Num webinar sobre a temática ‘Turismo em rede’, Ricardo Rio quis valorizar o trabalho em rede considerando-o essencial para a retoma do sector: “Nada conseguimos fazer sozinhos quando se fala em valorizar e promover o turismo no nosso país e para isso quantas mais pontes, quantos mais laços conseguirmos criar entre todos os agentes do território, sejam entidades públicas, representantes do meio empresarial, do meio associativo, de vários organismos que contribuem para valorizar cada um dos nossos recursos, certamente estaremos a prestar um melhor serviço às comunidades”, afirmou o edil, que destacou como exemplar o trabalho que tem vindo a ser realizado na região tanto com a CCDR-N como com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, do qual também é representante.

Também a CCDR-N, que neste webinar esteve representada pelo vice-presidente, Beraldino Pinto, felicitou o Município de Braga “pelo trajecto que tem feito como destino turístico que hoje é e que foi reconhecido como o melhor destino europeu de 2021, o que faz inteira justiça à cidade de Braga e à região”.
Beraldino Pinto enfatizou ainda que “falar de turismo hoje é muito estratégico para a região”, pois “é sector altamente empregador e que representa muito para a economia regional do Norte”. A título de exemplo lembrou que em 2019, antes da pandemia, o Norte registou 11 milhões de dormidas, sendo 6,5 milhões de turistas estrangeiro.

Neste webinar foram apresentados bons exemplos do turismo em rede e seus benefícios, concretamente a Rede das Aldeias do Xisto, numa intervenção de Rui Simão, director Executivo da ADXTUR. Também Manuel Pinheiro, presidente presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, deu alguns exemplos de como o trabalho em rede pode potenciar o turismo, concretamente de como gerar valor através da actividade turística em todo aquilo que é agricultura, focando ainda a sua intervenção no sucesso do enoturismo.
Avançou ainda que dentro de dias será apresentada uma aliança de trabalho entre a Rota dos Vinhos Verdes, a do Vinho do Porto e Douro, Rota de Trás-os-Montes e a do Vale do Varosa.
Destacou ainda a importância geográfica de Braga, enquanto a maior cidade da região dos vinhos verdes.

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