Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
PS vence em Braga mas PSD elege os mesmos oito deputados
Principal dia reúne milhares nas ruas

PS vence em Braga mas PSD elege os mesmos oito deputados

Enchente no fim-de-semana de arranque da primeira grande romaria povoense

PS vence em Braga mas PSD elege os mesmos oito deputados

Nacional

2019-10-08 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

O Partido Socialista obteve o maior número de votos no distrito de Braga nestas Legislativas 2019, mas o Partido Social-Democrata elegeu o mesmo número de deputados: oito no total. No distrito de Viana do Castelo e à distância de pouco mais de 1% dos votos, o Partido Socialista (PS) obteve a maior parte dos votos (34,77%) em relação ao PPD/PSD (33,79%) nestas Eleições Legislativas de 2019.

Citação

O Partido Socialista (PS) foi o mais votado no distrito de Braga nestas Eleições Legislativas 2019, arrecadando 36,40% dos votos, mas conseguiu eleger os mesmos oito deputados que Partido Social Democrata, que obteve 34,08% dos votos, uma diferença de pouco mais de duas décimas, mas que vale mais de 10 mil votos. Há quatro anos, as legislativas de Braga foram ganhas pelas forças da direita, pela coligação PPD/PSD/CDS-PP, com 45,61% dos votos (10 deputados eleitos), contra 30,87% dos votos do PS (sete deputados eleitos).

Os resultados mostram que Braga segue a ‘tendência’ do panorama legislativo nacional, sendo o único distrito onde o partido mais votado é precisamente aquele que vence as Eleições Legislativas.
A subir nestas legislativas no distrito de Braga esteve também o Bloco de Esquerda, afirmando-se como a terceira força política mais votada, à semelhança do que aconteceu em 2015, mas saindo reforçado na noite eleitoral deste domingo, com a eleição de dois deputados para a Assembleia da República, somando 8,88% dos votos (mais 8% do que em 2015).

Seguindo o ‘instinto’ eleitoral nacional, também o PAN - Partido Pessoas Animais e Natureza viu crescer os seus votos em Braga, sendo o 6.º partido mais votado no distrito bracarense, com 2,56% dos votos e subindo na escala dos lugares cimeiros, comparativamente aos 0,78% obtidos em 2015.
Apesar de ter obtido, apenas, 4,11% dos votos no distrito de Braga, o CDS-PP conseguiu, ainda, eleger um deputado.
Em queda está o PCP-PEV, que contrariamente ao que conseguiu nas eleições de 2015 quando elegeu um deputado com 5,19% dos votos, nestas legislativas de 2019 não conseguiu o mesmo feito e acabou mesmo por perder votos, com o resultado 3,96% dos votos em Braga.

Socialistas ganham em Viana do Castelo mas a curta distância dos social-democratas

No distrito de Viana do Castelo e à distância de pouco mais de 1% dos votos, o Partido Socialista (PS) obteve a maior parte dos votos (34,77%) em relação ao PPD/PSD (33,79%) nestas Eleições Legislativas de 2019.
Uma margem pequena, mas que serviu para alterar completamente a distribuição de deputados - tendo PS e PPD/PSD eleito desta vez três deputados cada um para a Assembleia da República (AR), enquanto que em 2015, os resultados haviam dado quatro deputados à direita, embora em coligação PPD/PSD com o CDS-PP (que tinham cativado 45,54% dos votos), e apenas dois ao PS (que tinham conseguido 29,82% dos votos).

Apesar de não ter conseguido eleger ainda nenhum deputado para a AR, tal como em 2015, o Bloco de Esquerda manteve-se também como a terceira força partidária mais votada ao nível do distrito de Viana do Castelo, subindo percentualmente os votos, de 7,96% em 2015 para 8,47% em 2019.
Embora não tenha conseguido eleger também nenhum deputado pelo círculo de Viana, o PAN - partido Pessoas Animais e Natureza cresceu também comparativamente às últimas eleições legislativas, de 0,85% em 2015 subiu para 2,36% em 2019.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho