Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Póvoa de Lanhoso: carvalho de Calvos “concorre” a árvore do Ano 2020
Luís Saraiva e Solange Jesus vencem 22.ª Meia Maratona Manuela Machado

Póvoa de Lanhoso: carvalho de Calvos “concorre” a árvore do Ano 2020

‘Cantar as Janeiras’ é sucesso em S. Victor

Póvoa de Lanhoso: carvalho de Calvos “concorre” a árvore do Ano 2020

Cávado

2019-11-21 às 17h10

Redacção Redacção

Está aberta a votação para eleger a Árvore do Ano 2020 e a Póvoa de Lanhoso está representada com o centenário Carvalho de Calvos.

Esta votação destina-se a eleger a árvore que representará Portugal na edição europeia da Tree of the year 2020. Até 1 de dezembro, todas as pessoas podem escolher a sua árvore favorita através de um sistema de votação on-line em portugal.treeoftheyear.eu.
O Carvalho de Calvos, Carvalha Grossa ou Carvalha da Fondoua, nomes pelo qual este carvalho é vulgarmente conhecido, é um carvalho alvarinho, da família das Fagáceas, do género Quercus, da espécie Quercus robur L.
 
Este carvalho, classificado como Árvore de Interesse Público em 1997, é provavelmente o maior carvalho do país, apresentando um perímetro do tronco na sua base de 12 metros, uma copa com o diâmetro de cerca de 40 metros e uma altura aproximada de 30 metros.
 
Estima-se que pela sua idade (cerca de 500 anos), a avaliar pelo seu porte, em função da reduzida taxa de crescimento, seja o Carvalho mais antigo da Península Ibérica e o segundo mais antigo da Europa.
 
De forma a promover a valorização e proteção do Carvalho de Calvos, existe nas suas imediações o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, equipamento municipal.
Para votar no Carvalho de Calvos aceder a:
portugal.treeoftheyear.eu

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.