Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Póvoa de Lanhoso “exemplar” na forma como tem lidado com a pandemia
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Póvoa de Lanhoso “exemplar” na forma como tem lidado com a pandemia

Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Póvoa de Lanhoso “exemplar” na forma como tem lidado com a pandemia

Cávado

2020-06-04 às 09h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Com 61 casos confirmados de Covid-19, a Póvoa de Lanhoso conta neste momento com apenas seis casos activos e não tem mortes a lamentar associadas ao coronavírus. Edil considera que o concelho tem sido”exemplar”.

Citação

Avelino Silva considera que a Póvoa de Lanhoso “foi exemplar” na dedicação e na forma como actuou para combater a pandemia Covid-19. A luta ainda não terminou, mas a situação no concelho parece estar sob controle.
Segundo o boletim epidemiológico da Direcção Geral da Saúde, o concelho da Póvoa de Lanhoso registava até ontem 61 casos confirmados de Covid-19, dos quais apenas seis permaneciam ainda activos. “E não temos vítimas mortais devido ao novo vírus!”, realça o presidente da câmara, em entrevista ao Correio do Minho.

Avelino Silva considera que para o bom desempenho do concelho na luta contra o contágio está, desde logo, o facto de a Câmara Municipal ter agido prontamente tomando medidas eficazes como adquirir e distribuir equipamentos de protecção individual aos bombeiros locais, forças de segurança, serviços de saúde e IPSS com lares de idosos.
“Penso que resultou. Nos lares de idosos não registamos situações graves” como aconteceu em outros concelhos, o que ajudou a controlar a pandemia.
Avelino Silva considera que também foi importante a realização de testes de rastreio, por iniciativa da autarquia, nas IPSS, bombeiros e GNR. “Foi uma forma de detectar precocemente eventuais focos de contágio. Isso permitiu agir prontamente e travar situações que poderiam ter alcançado outras proporções”, refere.

“Houve um investimento muito grande da Câmara Municipal, que ainda continua, mas que valeu a pena porque a Póvoa de Lanhoso reagiu bem e esteve à altura da situação”, considera o edil.
Avelino Silva realça igualmente que desde o dia 10 de Março, muito antes do estado de emergência, “não houve um dia” em que não tivesse andado no terreno”. Confessa mesmo que “em tantos anos de vida política”, nunca trabalhou “tanto como nos últimos três meses”, acrescentando “que valeu a pena”.

A situação mostra-se controlada, mas o edil alerta para a necessidade de a população continuar a cumprir, como até, os conselhos da DGS, concretamente utilizando máscara de protecção, desinfectando ou lavando as mãos com frequência e mantendo distanciamento social.
Cada habitação do concelho recebeu, no correio, um kit com quatro máscaras de protecção.
A autarquia também não esqueceu o comércio, tendo distribuído máscaras de protecção, gel desinfectante e viseiras. A medida ajudou à reabertura dos espaços.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho