Correio do Minho

Braga, sábado

Póvoa de Lanhoso: Semana da Saúde e Qualidade de Vida divulga oferta local
‘Rio’ de gente na ‘Praia Fluvial’ do Poço do Frade para um Passeio Literário pela ‘mão’ do Centro de Teatro

Póvoa de Lanhoso: Semana da Saúde e Qualidade de Vida divulga oferta local

Viana do Castelo reduz em 8% a quantidade de resíduos depositados em aterro

Cávado

2019-05-17 às 12h00

Lurdes Marques

Até domingo, o Parque do Pontido, na Póvoa de Lanhoso, acolhe a Semana da Saúde e Qualidade de Vida, numa organização da Câmara Municipal. Evento conta com 30 stands e foi inaugurado ontem.

Até domingo, o Parque do Pontido acolhe a Semana da Saúde e Qualidade de Vida, numa organização da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Cerca de 30 stands, de instituições do concelho, dão a conhecer a oferta de serviços existentes nas Terras da Maria da Fonte.
Os visitaram têm acesso a um conjunto diversificado de rastreios (visual, oral, auditivo, terapia da fala, cardiovascular, tensão arterial, colesterol, glicemia...), massagens, degustações, entre outros, assim como diversas palestras e divulgação de produtos específicos.
A abertura oficial aconteceu na manhã de ontem, com a presença do presidente da Câmara, Avelino Silva, e dos vereadores André Rodrigues e João Barroso. Depois da inauguração oficial, seguiu-se a visita ao espaço.
O grupo de Cantares do Centro de Convívio da Póvoa de Lanhoso animou as cerimónias.
A promoção da saúde é umas das prioridades da autarquia povoense que, em Fevereiro de 2018, formalizou a adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.
De acordo com a Câmara Municipal, pretende-se, com a realização da segunda edição da Semana da Saúde e Qualidade de Vida, divulgar os serviços ligados a estas áreas, informando, sensibilizando e incitando à reflexão sobre temáticas da saúde e incentivando práticas e estilos de vida saudáveis.
“A Semana da Saúde é uma aposta que foi ganha logo na edição inaugural, no ano passado, daí que reforçámos o investimento para melhorarmos esta iniciativa. Este ano, temos mais entidades aqui representadas - em 2018, tivemos cerca de 20 e este ano temos mais de 30 -, o que é sinónimo do sucesso e do bom acolhimento desta iniciativa. Esperamos que a população não perca esta oportunidade e visite a Semana da Saúde, onde as pessoas podem, por exemplo, realizar rastreios de saúde gratuitos, ficar a conhecer empresas, produtos e serviços e ainda assistir a demonstrações e palestras sobre temáticas muito actuais e pertinentes no capítulo da Saúde e Qualidade de Vida. Esta iniciativa insere-se no âmbito da nossa adesão à Rede de Municípios Saudáveis, porque esta é uma área importantíssima para a qualidade de vida das nossas populações”, referiu o presidente da Câmara, Avelino Silva.
De visita aos vários stands, Fernanda Antunes, de Sobradelo da Goma, considera que esta iniciativa é uma mais-valia para todos, dado que dá a conhecer a oferta de produtos e serviços existentes no concelho. Para além da visita, pretende, ao longo destes dias, assistir a palestras e realizar alguns dos rastreios disponíveis.
Sérgio Mendes marca presença no certame com produtos ortopédicos. “Este ano, tem tudo para correr ainda melhor. O espaço está mais agradável, está mais bonito. Acho que vai ter mais visitantes, dado também que a divulgação foi maior. Por isso, as expectativas são boas. É uma iniciativa que faz falta e é bom que continue”, revelou o empresário.
A Misericórdia da Póvoa de Lanhoso é umas das várias instituições presentes no evento. Agostinho Vieira, administrador do Hospital António Lopes, endereçou os parabéns à autarquia pela realização da iniciativa, que permite agregar no mesmo espaço as várias entidades a trabalhar nesta área. No stand da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, os visitantes podem marcar consultas e exames para o Hospital António Lopes e realizar um conjunto diversificado de rastreios, assim como electrocardiogramas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.