Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Quadrilátero sensibiliza para as alterações climáticas e neutralidade carbónica
Barcelos inicia procedimentos para remoção de amianto em escolas

Quadrilátero sensibiliza para as alterações climáticas e neutralidade carbónica

Workshop do processo de Certificação da Torta de Viana reuniu profissionais do setor

Quadrilátero sensibiliza para as alterações climáticas e neutralidade carbónica

Braga

2020-10-01 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Adapt4City é o nome do programa que os quatro municípios estão a implementar com o objectivo de desenvolver acções que potenciam a sensibilização e literacia para a temática. Comunidade escolar, instituições e empresas são o público-alvo.

O Quadrilátero Urbano, que integra os municípios de Braga, Guimarães, Barcelos e Vila Nova de Famalicão, está a implementar um programa de sensibilização para as alterações cli- máticas com intuito, como o próprio nome indica, de consciencializar a população dos quatro municípios para a necessidade de adoptar medidas de protecção ambiental e, desta forma, contribuir para a meta nacional, europeia e mundial da neutralidade carbónica de 2050.
Implementar uma estratégia de comunicação e sensibilização concertada e integradora, que promova a literacia ambiental e climatológica no território, mediante uma abordagem pedagogicamente eficaz e a forte aposta num processo mais participado, aberto e transversal são o propósito do projecto apresentado ontem, em Braga.
Adapt4City é o nome do programa que foi desenvolvido pela Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero Urbano, sendo financiado pelo POSEUR e que se traduz essencialmente numa plataforma online com uma panóplia de conteúdos, nos seus mais diversos formatos, que se dirigem sobretudo a três tipos de público-alvo: educadores e famílias, empresas e instituições.
Nuno Cunha, responsável do Quadrilátero Urbano, referiu que o projecto esteve em fase de desenvolvimento nos últimos dois anos e terminará no final de 2020 com a disponibilização de ferramentas que convidam à partilha de boas-práticas ambientais no seio da comunidade.
No que concerne à comunidade escolar e famílias, a plataforma disponibiliza um conjunto de ferramentas que prevêem o desenvolvimento de conteúdos sobre as alterações climáticas para as áreas consideradas prioritárias para o território de intervenção do quadrilátero (água, energia e resíduos) para utilização em sala de aula. O objectivo é a promoção de abordagens pedagógicas inovadoras, promotoras de um maior envolvimento e participação esclarecida e activa da população escolar no ensino e aprendizagem destas temáticas. “Esta é mais uma oportunidade para os agentes de educação ambiental que estão no terreno para terem mais uma ferramenta de partilha de materiais e boas-práticas”.
No que toca às instituições, sejam elas desportivas, sociais ou culturais, o desafio é a criação de uma ferramenta que permita diagnosticar e classificar as práticas e os consumos associados à água, energia e resíduos, levando ao conhecimento da suas práticas, ao mesmo tempo que são facultadas informações de como poderão melhorar os seus comportamentos.
Já para as empresas está definida uma ferramenta específica de auto-diagnóstico que permite às mesmas classificar o seu desempenho no contributo às alterações climáticas para, a partir daí, definir um conjunto de acções que possam ser implementadas.
Esta será a única ferramenta do site com acesso restrito, cabendo a cada empresa efectuar o seu registo. E é no âmbito deste registo que o Quadrilátero Urbano vai promover a atribuição de um prémio - Selo?Verde - que visa premiar as práticas de excelência das empresas participantes.
Até ao final do ano serão ainda introduzidos conteúdos na plataforma que poderão, no futuro, ser acedidos pelos interessados, nomeadamente os agentes educativos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho