Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Queima do galheiro de Fradelos é atracção turística do Minho
Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Queima do galheiro de Fradelos é atracção turística do Minho

Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Queima do galheiro de Fradelos é atracção turística do Minho

Vale do Ave

2020-02-20 às 09h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Queima do Galheiro é uma tradição ancestral, que se cumpre na terça-feira de Carnaval, na freguesia de Fradelos, e que está agora reconhecida como acção turística do Minho.

Citação

A "Queima do Galheiro" na freguesia de Fradelos, em Vila Nova de Famalicão" é agora um projecto do Município de Vila Nova de Famalicão em concertação com a Associação Juvenil  Koklus e outras entidades locais, que pretendem elevar esta festividade popular que ocorre anualmente no Carnaval. 

 A tradição ancestral da “Queima do Galheiro” foi reconhecida como uma acção turística do Minho, no âmbito do programa "Minho Inovação". Com este projecto pretende-se registar documentalmente o evento neste primeiro ano e devolvê-lo como evento de dinamização e valorização na edição seguinte.

Pretende-se ainda potenciar uma nova vivência da iniciativa, através de criações artísticas que tragam um novo olhar sobre este património intangível.
 Para além de uma divulgação mais abrangente e criativa do projecto, a ação contará com um espectáculo performativo de artes de rua, protagonizado pelo INAC (Instituto Nacional de Artes Circenses)e por uma criação cine-documental e musical para apresentar no Carnaval de 2021.

O programa de animação conta ainda com um desfile de Carnaval.
Trata-se de uma tradição pagã identitária local que consiste na queima de um enorme pilha de mato e silvas em redor de um tronco de pinheiro - galheiro -  assinalando inícios e fins de ciclos religiosos e das colheitas, e que tem atraído cada vez mais turistas e curiosos a Fradelos.

Este ano, participam os lugares de Quinta/Sapugal e da Povoação. Ao longo do dia, e nos dias anteriores, a população sai à rua amontoando os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado, no topo coloca-se um boneco a quem se chama entrudo e pega-se fogo. Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura. A Queima do Galheiro assinala o final das festividades carnavalescas e o início da quaresma pascal.

Noutros tempos, a queima repetia-se em diversos lugares da freguesia, quase num despique, para ver quem queimava o maior "Galheiro". Hoje são menos os participantes, mas a alma da tradição mantém-se viva.
No total a “Queima do Galheiro na aldeia de Fradelos” implica um investimento total de 30.752 euros, contando com um financiamento de 23. 439 euros.
O projecto está a decorrer desde Outubro de 2019 e prolonga-se até Março de 2021.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho