Correio do Minho

Braga, sábado

Quinta de Pentieiros acolheu mais uma edição do “Acampamento Natureza e Mundo Rural”
Vimieiro acolhe Festival Folclórico com três grupos convidados

Quinta de Pentieiros acolheu mais uma edição do “Acampamento Natureza e Mundo Rural”

Residência Artística de EcoArte encerra hoje

Alto Minho

2019-06-16 às 13h14

Redacção

O programa de atividades passou por uma visita à Quinta Pedagógica e à Oficina da Criatividade para pintura de azulejos para a construção de um mural coletivo.

Ao ritmo da natureza, a pedagogia do flow learning foi posta em prática em mais um “Acampamento Natureza e Mundo Rural”. Esta décima terceira edição decorreu na Quinta de Pentieiros associando-se ao tema “Pára! Protege o teu Planeta!” – o repto escolhido para encerrar o apoio prestado às instituições de ensino do concelho de Ponte de Lima no presente ano letivo.
Participaram nesta iniciativa cerca de 180 crianças das EB/JI das Lagoas, EB de Freixo, EB de Arcozelo, EB1 de Ponte de Lima, EB de Trovela, EB da Correlhã e EB da Facha, supervisionados por uma equipa de monitores foi constituída por funcionários do Serviço Área Protegida, por docentes e por colaboradores que, apesar de não integrarem a equipa deste Serviço, têm acompanhado o trabalho desenvolvido pela Área Protegida ao longo dos anos.
O programa de atividades passou por uma visita à Quinta Pedagógica e à Oficina da Criatividade para pintura de azulejos para a construção de um mural coletivo. Também por meio da Oficina dos “Mini Chefs”, as crianças puderam confecionar uma sobremesa para o jantar, sem esquecer o volteio em pónei e, a tão aguardada piscina.
A noite foi dedicada ao ‘Fogo de Campo’, onde as equipas presentearam familiares e amigos com atuações preparadas e ensaiadas ao logo do dia. Dança, ginástica, canções e gritos de equipa reavivaram a noite.
Por sua vez, o último dia de acampamento foi marcado por momentos radicais: arvorismo, cama elástica, slide, matraquilhos e insufláveis fizeram as delícias dos mais novos.
O balanço da iniciativa onde a brincadeira na natureza é vista como uma forma de “medicina preventiva”, que fomenta integração de todos os sentidos, e a aprendizagem através de experiências práticas, regressa por mão da Quinta Pedagógica no próximo ano.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.