Correio do Minho

Braga,

- +
Rampa da Falperra em Braga acolhe 4.ª edição do FIA Hill Climb Masters
Uma programação intensa para celebrar o cinema Conferências, prémios, oficinas, filmes e encontros

Rampa da Falperra em Braga acolhe 4.ª edição do FIA Hill Climb Masters

Hospital de Braga deu mais de 6000 consultas de Nutrição

Rampa da Falperra em Braga acolhe 4.ª edição do FIA Hill Climb Masters

Desporto

2021-09-17 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

Prova que decorre de dois em dois anos vai decorrer na Rampa da Falperra em Braga. Competição vai-se dividir em duas classificações: a classificação individual e a Taça das Nações. Prova vai decorrer entre 7 e 10 de Outubro com 150 pilotos.

Está tudo a postos para que Braga volte a entrar na rota dos grandes eventos desportivos do mundo automóvel. A quarta edição do FIA Hill Climb Masters promete um fim-de-semana de emoções, trazendo à cidade bracarense a elite mundial dos pilotos da categoria de montanha e milhares de aficcionados do desporto automóvel. Depois de Luxemburgo, República Checa e Itália, a prova chega agora a Portugal de 7 a 10 de Outubro, no mítico traçado da Rampa da Falperra, sendo que o traçado foi encurtado para cerca de três quilómetros.

O princípio fundamental do FIA Hill Climb Masters consiste num evento com os melhores pilotos internacionais e, para esta verdadeira Taça das Nações, já estão inscritos 150 participantes, em representação de 15 nacionalidades, transformando esta prova num dos momentos altos de 2021 do desporto automóvel português.
Os critérios de elegibilidade para esta competição são baseados nas classificações finais (ou terminados a 12 de Setembro) do Campeonato Europeu e da Taça FIA (Top 12) e dos campeonatos nacionais ou locais (Top 5 em geral, Top 3 das subclassificações do grupo).

A prova, com a chancela da FIA - Federação Internacional do Automóvel, da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e do CAM - Clube Automóvel do Minho, é recebida com “muito entusiasmo” por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esperando que esta edição seja “um marco na vida bracarense e que contribua para a contínua afirmação da marca Braga no mundo do automobilismo”.

“Quer em provas de montanha como esta, ou em diversas competições nacionais e internacionas, o Município tem procurado garantir todas as condições para que Braga continue a ser um espaço de referência a nível nacional e internacional. Nos últimos anos temos sido palco de grandes eventos desportivos e esta será, certamente, uma competição que ficará na memória de todos os bracarenses”, referiu o autarca, durante a apresentação da prova que decorreu ontem no Altice Forum Braga.
Esta prova do FIA Hill Climbers Masters, que irá decorrer na Rampa da Falperra, terá transmissão online através dos canais oficiais, estando a organização neste momento em negociações com uma operadora de televisão, com todas as informações sobre o evento a estarem disponíveis em https://hcmasters2021.com.

Vincent Caro: “O Hill Climb Masters é a prova mais importante de montanha”

Para além do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a cerimónia de ontem de apresentação da 4.ª edição da FIA Hill Climb Masters contou com a presença do secretário-geral da Federação Internacional de Automobilismo, o francês Vincent Caro.
Na opinião do secretário-geral do principal órgão mundial de automobilismo, o principal objectivo da FIA com esta prova é “ter um evento lindo e memorável” que seja capaz de honrar o desporto automóvel. “Este é o evento mais importante de montanha para a FIA. A Rampa da Falperra tem tudo para ser uma grande corrida e não tenho dúvidas que será uma verdadeira festa da família da montanha e para os adeptos desta modalidade”, atirou Vincent Caro, secretário-geral da FIA.
Quem também marcou presença nesta cerimónia foi João Rito, vice-presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. De acordo com o dirigente português, há muitas provas de montanha em Portugal capazes de “orgulhar a família da montanha” e a Rampa da “Falperra é uma delas”. João Rito ainda afirmou que espera que a 4.ª edição da FIA Hill Climb Masters seja uma prova com “belíssimos carros e pilotos”.

Comitiva portuguesa bem pintada com as cores da região do Minho

A 4.ª edição da FIA Hill Climb Masters, que vai decorrer na Rampa da Falperra (Braga), entre os dias 7 e 10 de Outubro, vai contar com cerca de 150 pilotos, sendo que 16 destes compõem a comitiva portuguesa.
A região minhota está muito bem representada dentro das hostes portugueses, com seis minhotos a integrarem a comitiva portuguesa que vai defender as cores da bandeira de Portugal na 4.ª edição da FIA Hill Climb Masters.
Os seis minhotos que vão estar em competição entre os dias 7 e 10 de Outubro são Francisco Milheiro, Paulo Silva, José Correia, Manuel Rocha e Sousa, Parcídio Summavielle, Sérgio Nogueira, Daniela Marques e Pedro Marques. Destes seis representantes minhotos, há que destacar três nomes: José Correia, Daniel Marques, Sérgio Nogueira, Pedro Marques e Parcídio Summavielle. Estes cinco pilotos minhotos vão defender as cores de Portugal na Taça das Nações. Juntamente, com estes cinco pilotos minhotos, também António Rodrigues também vai representar a equipa das Quinas na Taça das Nações.
A FIA Hill Climb Masters decorre de dois em dois anos, com a última edição a remontar a terras italianas em 2018, onde mais de 200 pilotos participaram. Nessa edição, a comitiva portuguesa já componha três destes minhotos: José Correia, Sérgio Nogueira e o bracarense Pedro Marques.

Francisco Milheiro acredita ser uma honra representar Portugal

Francisco Milheiro, piloto vimaranense do Xico Andebol, será um dos 16 pilotos portugueses que irão estar presentes no Hill Climb Masters, prova que irá decorrer na Rampa da Falperra, entre os dias 7 e 10 de Outubro.
O piloto vimaranense afirmou que é uma honra ter sido convidado pela FIA para fazer parte da comitiva portuguesa para este evento e que este convite reflecte o trabalho árduo que tem vindo a desenvolver nos últimos dois anos.“Sinto-me muito honrado com este convite da FIA. É o corolário de todo o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos no qual venci a minha categoria. Tudo farei para estar ao mais alto nível e dignificar o nome de Guimarães com as cores do Xico Andebol e de Portugal.” disse Francisco Milheiro depois de ontem ter sido anunciado o seu nome na apresentação da prova que decorreu no Altice Fórum Braga .
A FIA Hill Climb Masters foi criada em 2014 pelo Conselho Mundial do Desporto Automóvel e destaca-se por ser uma competição composta por corridas de montanha de prestígio, consagrando e celebrando os campeões nacionais e campeões FIA, sendo que este ano, a prova irá decorrer na Rampa da Falperra em Braga.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho