Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Rádio Antena Minho concretiza o sonho de Leandro, utente do IRIS
Conselho Estratégico de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Famalicão lança desafios para o futuro

Rádio Antena Minho concretiza o sonho de Leandro, utente do IRIS

Ultimam-se detalhes dos Jogos do Eixo Atlântico

Rádio Antena Minho concretiza o sonho de Leandro, utente do IRIS

Braga

2024-05-22 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Leandro Pereira tem 27 anos e desde tenra idade que tinha o sonho de fazer um programa de rádio. O utente do CACI do IRIS concretizou o sonho na rádio Antena Minho, onde esteve à conversa no ‘Programa da Manhã’.

Citação

Aos cinco anos de idade, Leandro Pereira foi entrevistado por uma rádio do Algarve, onde residia na altura. A experiência foi de tal forma marcante que ficou com o sonho de voltar a falar aos microfones de uma emissora, um sonho agora concretizado, aos 27 anos, na rádio Antena Minho.
Leandro Pereira é um dos utentes que frequentam o CACI - Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão do IRIS - Instituto de Reabilitação e Integração Social, uma IPSS com instalações em Nogueira, Braga.
A rádio Antena Minho aceitou de imediato o desafio que lhe foi lançado pelo IRIS para concretizar o sonho de Leandro e este teve oportunidade de, durante quase uma hora, estar no ‘Programa da Manhã’ da rádio Antena Minho, à conversa com Manuela Barros.
Depois de ter vivido no Algarve, na Póvoa do Varzim e em Viana do Castelo, é em Braga que Leandro reside desde 2006, como partilhou nesta conversa, onde revelou que além da rádio tem também uma grande paixão pelo automobilismo, acompanhando todas as provas de rally e de Fórmula 1.
“Gosto de automóveis desde pequeno fascina-me a velocidade que conseguem atingir”, contou Leandro, revelando que é fã de Max Verstappen.
Numa agradável conversa, Leandro foi revelando alguns detalhes sobre si, como o facto de ser adepto do Benfica e de os seus pratos favoritos serem “sardinhas pequenas com arroz de feijão, mas também feijoada”. Conta ainda que adora ouvir rádio, enquanto anda de carro com pai e também quando está na casa da avó.
Na visita à rádio Antena Minho, Leandro Pereira contou com a companhia de Olímpia Galego, psicóloga no IRIS, que agradeceu a oportunidade de concretizar o sonho do Leandro, realçando que esta é também uma forma de concretizar a inclusão.
“Este era um sonho do Leandro, algo em que ele vinha falando constantemente. Ficamos muito felizes quando contactámos a rádio pela forma como nos abriu imediatamente as portas. Ele estava muito ansioso para estar aqui”, contou a psicóloga, realçando que o CACI do IRIS com estas iniciativas também está a concretizar os sonhos dos utentes.
“Os nossos utentes do CACI levam a cabo um vasto conjunto de actividades, orientadas por uma equipa multidisciplinar que intervém com o intuito de criar um projecto de vida com eles”, explicou a psicóloga, louvando todas as entidades que, de alguma forma, contribuem para a concretização da missão do IRIS.
“Vir aqui à rádio é também uma forma de inclusão”, referiu a psicóloga, sublinhando que com esta iniciativa “estamos a trabalhar a auto-estima do Leandro. É uma mais-valia para ele”.
Já Leandro, aproveitou ainda para “mandar abraços e beijinhos” para os colegas do IRIS, instituição onde já tem muitos amigos.
O IRIS é uma IPSS vocacionada para o atendimento de jovens e adultos com deficiências de diferentes naturezas e graus de gravidade, proporcionando-lhes actividades que visam o desenvolvimento global, a sua autonomia e independência pessoal e criando condições socioafectivas favoráveis à sua reabilitação e integração na sociedade.
Esta instituição funciona desde 1993 em instalações próprias.
Olímpia Galego referiu que o IRIS, além da CACI conta ainda com um lar residencial feminino com oito utentes e é também Centro de Recursos para a Inclusão (CRI).
Em 2023/2024, o IRIS presta apoio aos Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, André Soares, Carlos Amarante, Real e Sá de Miranda, do concelho de Braga, e ainda aos Agrupamentos de Escolas da Póvoa de Lanhoso e Gonçalo Sampaio, no concelho da Póvoa de Lanhoso.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho