Braga Romana e Geira integram projecto de 1,4 milhões
2025-07-04 às 09h00
‘Vira do Minho’, do vianense Flávio Cruz, arrebatou em Porto Seguro sete prémios, entre os quais o galardão principal. ‘Mãos da Romaria’ e ‘Cantadeiras do Vale do Neiva’ também distinguidos.
O realizador Flávio Cruz, que nasceu em 1991 em Viana do Castelo, arrebatou no Finisterra Brasil – Festival Internacional de Cinema de Turismo, dez galardões, incluindo o Grande Prémio do Festival.
O vianense competiu com três das suas obras‘Vira do Minho’, que é um videoclipe produzido para o grupo Viana D’Arcus, foi distinguido em sete categorias, entre as quais o galardão principal do evento, que teve lugar em Porto Seguro, com a presença em competição de 133 filmes de 30 países e contou com um painel internacional de 14 jurados de oito países diferentes.
Flávio Cruz concorreu ainda com ‘Mãos da Romaria’, que é filme promocional da Senhora d’Agonia 2024 (dois prémios), e ainda ‘Cantadeiras do Vale do Neiva’, documentário sobre a tradição oral do Vale do Neiva (um prémio).
Já em 2024, o mesmo realizador havia sido distinguido com o 2.º lugar, na categoria Religião, com o filme promocional da Romaria d’Agonia 2023.
Além do Grande Prémio do Festival, o documentário ‘Vira do Minho’ ainda averbou os primeiros prémios referentes às categorias seguintes: Melhor Realização; Melhor Banda Sonora; Melhor Filme Português; Prémio Cidades Turísticas e Prémio Filme de Promoção Turística.
‘Cantadeiras do Vale do Neiva’ que tem direção de fotografia de Luís Lagadouro e banda sonora de Daniel Pereira Cristo e João Gigante, foi distinguido em segundo lugar na categoria Documentário.
‘Mãos da Romaria da Agonia’ teve o 2.º prémio em Lugares na História e o 3.º Prémio em Vídeo Promocional de Turismo.
Ainda sobre ‘Vira do Minho’ o filme premiado com o Grande Prémio do Festival, para o prémio de banda sonora contribuiu a interpretação pelo Quarteto de Cordas Viana d’Arcus, com Jean-Philippe de Passos (1.º violino), Joana Viana (2.º violino), Sara Rodriguez (viola d’arco) e Susana Lima (violoncelo).
O arranjo musical é de André Ramos, a direcção de fotografia de Luís Lagadouro, a direcção artística de Susana Domingues e a realização de Flávio Cruz. Foi realizado com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do programa Viana Jovens Com Talento.
O Finisterra Brasil é a extensão sul-americana do festival internacional Finisterra, que em Portugal caminha para a sua 13.ª edição.
15 Julho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário