Correio do Minho

Braga, sábado

- +
RECESSAP promove oficinas de artesanato em vários municípios dos países integrantes
ULS de Braga dedicou a semana aos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública

RECESSAP promove oficinas de artesanato em vários municípios dos países integrantes

Acção cível por morte de alunos esmagados vai ser à porta fechada

RECESSAP promove oficinas de artesanato em vários municípios dos países integrantes

Nacional

2024-01-25 às 19h02

Redacção Redacção

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa realizou várias actividades para realçar o valor do artesanato através da sinalização de oficinas de artesanato e da elaboração de um guia.

Citação

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa tem desenvolvido várias actividades para chamar a atenção das oficinas de artesanato nas cidades que integram a Rede.

Por um lado, implementou sinalética própria nas oficinas que lhe estão associadas. No total, foram identificados cinquenta espaços onde se colocou um selo autocolante com o logótipo da Rede Europeia. Este selo tem um código QR que remete para um guia onde se pode obter informação mais pormenorizada sobre o artesanato e suas manifestações contemporâneas na Rede Europeia.

Os espaços de artesanato localizados nos municípios dos países membros da Rede Europeia, incluem oficinas de bordado, madeira, tambores, escultura, ourivesaria, talha, alfaiataria, pintura, entre outros.

Este é mais um passo para dar visibilidade a todas estas oficinas que fazem parte desta rede e cujo trabalho é realizado durante todo o ano, sendo, em alguns casos, um sector de importância económica nos respectivos municípios.

Graças a esta sinalética, valoriza-se todo um conjunto de recursos que fazem parte do legado tangível e intangível relacionado com as tradições ligadas à Semana Santa.

A Rede Europeia também elaborou um guia com o objectivo de dar visibilidade às oficinas de artesanato que, herdeiras deste património, continuam em actividade e são peça fundamental na preservação do património. Estas oficinas estão abertas e podem ser visitadas ao longo de todo o ano, mostrando e promovendo as tradições da Semana Santa.

Estas tradições estão intimamente ligadas à criação artística e artesanal dos respectivos territórios. O artesanato é, hoje em dia, uma arte fruto da história que preserva o trabalho manual num mundo maioritariamente industrializado, cujas oficinas têm, ao longo dos séculos, legado um património material que dá forma e idiossincrasia às várias formas de celebração da Semana Santa.

São, portanto, um património ainda vivo e que marca as várias celebrações e as suas particularidades que, em alguns casos, evoluíram ao longo do tempo dando origem a manifestações artísticas contemporâneas. Bordados, esculturas, peças de ourivesaria, vestuário, ou instrumentos musicais são apenas alguns exemplos de um vasto catálogo que difere de região para região.

A RECESSAP inclui, entre as suas linhas de atuação, a valorização das tradições artesanais ligadas às celebrações da Semana Santa. Em resultado disso, às acções recentemente realizadas junta-se a desenvolvida no mês de Maio do ano transacto que incluiu um programa de intercâmbio para mais de vinte jovens europeus oriundos de Espanha, Turquia, Roménia, Sérvia, Croácia, Itália, Dinamarca e Eslovénia.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho