Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Redução das portagens será formalizada
Braga com 14 projectos aprovados para reabilitação urbana ao abrigo do IFRRU

Redução das portagens será formalizada

Câmara de Vila Verde apoia construção do Centro Social de Covas

Redução das portagens será formalizada

Alto Minho

2020-05-23 às 06h00

Redacção Redacção

Conselho de Ministros vai analisar, em Junho, a proposta para a redução das portagens das ex- SCUT, que a A28 integra, garantiu secretário de Estado, que assinou ontem protocolo de colaboração do projecto de execução da Nova Via do Vale do Neiva.

O secretário de Estado das Infraestruturas disse ontem que a proposta para redução das portagens das ex-SCUT do Interior vai ser apreciada em Conselho de Ministros, em Junho, e que a auto-estrada A28 está incluída nos descontos. “A proposta vai ser apresentada, em Junho, a Conselho de Ministros para ser tomada a decisão em sede própria”, afirmou Jorge Delgado.
O governante, que falava em Viana do Castelo, à margem da assinatura de protocolo de acordo com a câmara local para a elaboração do projecto de uma nova ligação naquele concelho, referiu que aquela proposta traduz “um trabalho de avaliação da possibilidade de se atribuírem alguns descontos, em algumas auto-estradas, nomeadamente, em zonas de mais baixa densidade, estando a A28 incluída nesse pacote de análise”.

Questionado sobre a remoção do pórtico de Neiva da Auto-estrada 28 (A28), reclamada há anos por autarquias e empresários, Jorge Delgado disse que, “neste momento, não há nenhuma decisão tomada sobre eliminação de pórticos”.“Trata-se de uma questão de âmbito nacional, um problema que existe, por razões diversas, em muitos pontos da rede de auto-estradas. É um assunto que, neste momento, não tem nenhuma solução apontada para nenhum sítio em concreto. É um assunto, recorrentemente, revisitado por interpela- ção dos diferentes autarcas que identificam na sua região um pórtico mais indesejado, mas neste momento não nenhuma decisão tomada sobre eliminação de pórticos”, referiu.

Sobre a modernização, electrificação e sinalização da Linha do Minho, entre Nine e Valença, no distrito de Viana do Castelo, Jorge Delgado afirmou que o calendário previsto para a sua conclusão o aponta para o final deste ano, num investimento de 86 milhões de euros.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, anunciou que a nova ligação do Vale do Neiva, à auto-estrada A28, vai estar concluída no final de 2023, num investimento de oito milhões de euros.
Com o acordo, a autarquia vai abrir, em Junho, o concurso público para a elaboração do projecto deverá estar pronto em Maio de 2021. Dos oito milhões de euros de investimento, 5,5 milhões de euros destinam-se à execução da obra e, 2,5 milhões de euros a expropriações.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho