Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Regime de quarentena profilática terminou nas residências da UMinho
Tiago Sá queria ser avançado...Paulinho sonha com selecção

Regime de quarentena profilática terminou nas residências da UMinho

Carlos Sá: “A maior ultramaratona está para vir em breve”

Regime de quarentena profilática terminou nas residências da UMinho

Ensino

2020-03-26 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Reitor apresenta balanço das medidas excepcionais adoptadas na Universidade do Minho. Ensino à distância já abrange 75% das unidades curriculares.

As residências universitárias Lloyd Braga e Santa Tecla (blocos B e D) deixaram de funcionar em regime de quarentena profilática, a partir do dia 23 de Março, informou o reitor da Universidade do Minho (UMinho), Rui Vieira de Castro, numa nota informativa à comunidade académica.
Ao fazer o ponto de situação do funcionamento da UMinho no actual estado de emergência, o reitor informa que encontram- -se a laborar as unidades alimentares que se destinam à produção de refeições ‘take-away’, destinadas aos estudantes alojados nas residências universitárias.

O reitor informa, por outro lado, que, “ao longo dos últimos dias, a UMinho tem recebido pedidos de várias instituições prestadoras de cuidados de saúde, solicitando apoio, nomeadamente em material de protecção para profissionais de saúde”.
Para responder a esses pedidos de forma célere e organizada, a reitoria articulou com as unidades orgânicas e centros de investigação a recolha do material relevante disponível, que está a ser distribuído pela Escola de Medicina.
Assim, foram já encaminhados para os hospitais de Braga e Guimarães materiais de protecção individual e reagentes de laboratório, estando a ser realizados contactos com os agrupa- mentos de centros de saúde da região “no sentido de colaborar com os cuidados de saúde primários”.

Na comunicação dirigida aos membros da comunidade da UMinho, o reitor informa que as actividades lectivas à distância abrangem já cerca de 75% das unidades curriculares previstas para o corrente semestre.
Foi suspensa a avaliação das aprendizagens em regime presencial e recalendarizadas unidades curriculares em que não é possível adoptar o ensino a distância. O mesmo acontece com as actividades de cursos destinados a profissionais de saúde no activo. “A criação de páginas no Facebook e no Twitter e de um blog permitiu alargar a partilha de experiências docentes de ensino a distância”, constata Rui Vieira de Castro, adiantando que “foram desenvolvidas acções de formação e disponibilizados instrumentos de apoio aos docentes, designadamente ao nível da avaliação, com recurso à ‘Black-Board’”.
Como forma de apoio aos estudantes, foi criado pelos Serviços de Documentação da UMinho um serviço excepcional de empréstimo de livros.

Contacto regular com alunos deslocados e garantido o apoio psicológico

A situação dos estudantes em mobilidade “tem constituído uma preocupação essencial” da reitoria da Universidade do Minho. Esses alunos têm sido contactados com regularidade para “avaliar o seu bem-estar, transmitir informação sobre a situação no país, bem como conhecer as suas intenções de manutenção, suspensão ou cancelamento da mobilidade”.
Nesta fase de emergência, com suspensão das actividades lectivas presenciais, a UMinho disponibiliza informação a todos os estudantes sobre a Linha de Apoio Psicológico SOS – Covid-19, um projecto conjunto da Associação de Psicologia da Escola de Psicologia e do Centro Medicina Digital P5 da Escola de Medicina.

O reitor Rui Vieira de Castro esclareceu que a UMinho “tem sido contactada por diversas embaixadas e respondido a pedidos de informação sobre os estudantes dos respectivos países”, que se encontram a estudar em Braga ou Guimarães, nomeadamente ao abrigo do Programa Erasmus, tendo sido canceladas as mobilidades previstas para Abril dos docentes e trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão.
Noutro âmbito, foi reforçada a desmaterialização da contratação de novos bolseiros, a qual passará a ser feita integralmente por via electrónica

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho