Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Regime de quarentena profilática terminou nas residências da UMinho
Guimarães: Risco de incêndio impõe várias proibições

Regime de quarentena profilática terminou nas residências da UMinho

Semibreve regressa em Outubro com uma edição alternativa

Regime de quarentena profilática terminou nas residências da UMinho

Ensino

2020-03-26 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Reitor apresenta balanço das medidas excepcionais adoptadas na Universidade do Minho. Ensino à distância já abrange 75% das unidades curriculares.

As residências universitárias Lloyd Braga e Santa Tecla (blocos B e D) deixaram de funcionar em regime de quarentena profilática, a partir do dia 23 de Março, informou o reitor da Universidade do Minho (UMinho), Rui Vieira de Castro, numa nota informativa à comunidade académica.
Ao fazer o ponto de situação do funcionamento da UMinho no actual estado de emergência, o reitor informa que encontram- -se a laborar as unidades alimentares que se destinam à produção de refeições ‘take-away’, destinadas aos estudantes alojados nas residências universitárias.

O reitor informa, por outro lado, que, “ao longo dos últimos dias, a UMinho tem recebido pedidos de várias instituições prestadoras de cuidados de saúde, solicitando apoio, nomeadamente em material de protecção para profissionais de saúde”.
Para responder a esses pedidos de forma célere e organizada, a reitoria articulou com as unidades orgânicas e centros de investigação a recolha do material relevante disponível, que está a ser distribuído pela Escola de Medicina.
Assim, foram já encaminhados para os hospitais de Braga e Guimarães materiais de protecção individual e reagentes de laboratório, estando a ser realizados contactos com os agrupa- mentos de centros de saúde da região “no sentido de colaborar com os cuidados de saúde primários”.

Na comunicação dirigida aos membros da comunidade da UMinho, o reitor informa que as actividades lectivas à distância abrangem já cerca de 75% das unidades curriculares previstas para o corrente semestre.
Foi suspensa a avaliação das aprendizagens em regime presencial e recalendarizadas unidades curriculares em que não é possível adoptar o ensino a distância. O mesmo acontece com as actividades de cursos destinados a profissionais de saúde no activo. “A criação de páginas no Facebook e no Twitter e de um blog permitiu alargar a partilha de experiências docentes de ensino a distância”, constata Rui Vieira de Castro, adiantando que “foram desenvolvidas acções de formação e disponibilizados instrumentos de apoio aos docentes, designadamente ao nível da avaliação, com recurso à ‘Black-Board’”.
Como forma de apoio aos estudantes, foi criado pelos Serviços de Documentação da UMinho um serviço excepcional de empréstimo de livros.

Contacto regular com alunos deslocados e garantido o apoio psicológico

A situação dos estudantes em mobilidade “tem constituído uma preocupação essencial” da reitoria da Universidade do Minho. Esses alunos têm sido contactados com regularidade para “avaliar o seu bem-estar, transmitir informação sobre a situação no país, bem como conhecer as suas intenções de manutenção, suspensão ou cancelamento da mobilidade”.
Nesta fase de emergência, com suspensão das actividades lectivas presenciais, a UMinho disponibiliza informação a todos os estudantes sobre a Linha de Apoio Psicológico SOS – Covid-19, um projecto conjunto da Associação de Psicologia da Escola de Psicologia e do Centro Medicina Digital P5 da Escola de Medicina.

O reitor Rui Vieira de Castro esclareceu que a UMinho “tem sido contactada por diversas embaixadas e respondido a pedidos de informação sobre os estudantes dos respectivos países”, que se encontram a estudar em Braga ou Guimarães, nomeadamente ao abrigo do Programa Erasmus, tendo sido canceladas as mobilidades previstas para Abril dos docentes e trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão.
Noutro âmbito, foi reforçada a desmaterialização da contratação de novos bolseiros, a qual passará a ser feita integralmente por via electrónica

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho