Escolas acolhem filhos de trabalhadores de serviços essenciais
2020-12-04 às 06h30
Conservatória do Registo Civil de Famalicão voltou a ter atendimento presencial. Balcão da Segurança Social ainda não.
A Conservatória do Registo Civil de Famalicão já retomou o atendimento ao público, depois de ter encerrado no dia 19 de Novembro por escassez de funcionários, provocada pela infecção de uns por covid-19 e o confinamento de outros. A reaber- tura deste serviço ocorreu após a desinfecção das instalações, tarefa assumida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Os serviços locais da Segurança Social mantêm-se encerrados desde a mesma data, também devido ao surgimento de casos de infecção que agravaram a situação de carência de pessoal.
Ontem, no final da reunião da vereação, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, lamentou a falta de resposta dos ministérios da Justiça e e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social às cartas por si enviadas a 19 de Novembro, nas quais reclamava “resposta urgente para colmatar a falta de capacidade de resposta dos serviços”, classificando de “cenário muito grave” a suspensão do atendimento no Registo Civil e na Segurança Social.
“Lamentavelmente não tivemos nenhuma resposta”, declarou o edil, insistindo na necessidade de “interagir” com a admi- nistração central para evitar novas interrupções no atendimento presencial naqueles dois serviços.
“Este país tem mais de 40 anos de democracia, mas falta ainda muita cultura democrática, diálogo e cooperação”, constatou o edil famalicense.
Paulo Cunha teme a repetição do “cenário muito grave” no Registo Civil e na Segurança Social, atendendo à manutenção ou mesmo agravamento da situação pandémica, que releva as manifestas carências de pessoal nos balcões daqueles serviços públicos, lamentando o autarca que não se aprenda com as situações vividas.
24 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário