Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Reitor da UMinho é o novo presidente do Grupo Tordesilhas
Renaturalização da ribeira de Castro e rio Torto fica concluída no Verão

Reitor da UMinho é o novo presidente do Grupo Tordesilhas

Barcelos: Casas da Aldeia do Centro Social do Vale do Homem prontas em finais de 2025

Reitor da UMinho é o novo presidente do Grupo Tordesilhas

Ensino

2023-11-08 às 22h00

Redacção Redacção

Citação

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, é o novo presidente do Grupo Tordesilhas, que reúne 55 instituições de ensino superior do Brasil, Espanha e Portugal. A eleição e tomada de posse decorreu ontem durante o XXII Encontro de Reitores daquela entidade, em Brasília.

O evento abordou a transição digital e a importância socioeconómica das universidades para as sociedades. Rui Vieira de Castro frisou que as academias parceiras cooperam em diversos desafios comuns, como perante a transformação digital profunda que vivemos e que tem implicações na actividade da educação, nas relações sociais e no conhecimento. O responsável assinalou também que o próximo Encontro de Reitores daquele órgão vai decorrer na Universidade do Minho, em outubro de 2024.

O Grupo Tordesilhas (ou Grupo Tordesillas) nasceu em 2000, aquando da primeira reunião de reitores em Tordesilhas, Espanha, evocando o antigo tratado ibérico aí assinado e os 500 anos do descobrimento do Brasil. Esta rede junta atualmente 24 universidades brasileiras, 21 espanholas e 10 portuguesas. Propõe-se a promover a colaboração entre as instituições no domínio da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional, como a criação de colégios doutorais compostos por, pelo menos, uma academia de cada país.

Rui Vieira de Castro nasceu em Vizela há 65 anos e é doutorado em Educação pela UMinho, onde lecciona desde 1983 e é reitor desde 2017. Presidiu a Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa, coordenou projetos de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste, foi consultor do Ministério da Educação português e liderou a Associação Portuguesa de Linguística. O professor catedrático leccionou ainda em universidades de vários países, dirigiu projectos científicos apoiados por agências nacionais e internacionais e publicou numerosos livros, capítulos de livros e artigos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho