Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Reitor garante “compromisso com salto qualitativo” da Universidade do Minho
UMinho volta a figurar na lista das 500 melhores universidades do Mundo

Reitor garante “compromisso com salto qualitativo” da Universidade do Minho

Viana do Castelo: Regresso emotivo da Romaria de Santa Marta de Portuzelo

Reitor garante “compromisso com salto qualitativo” da Universidade do Minho

Braga

2021-11-30 às 06h00

Juliana Martins Juliana Martins

Rui Vieira de Castro tomou posse, ontem, como reitor da Universidade do Minho. Na cerimónia de investidura, o reitor relembrou os desafios e as oportunidades da instituição, afirmando o “compromisso” para com um “futuro de sucesso”.

Citação

Rui Vieira de Castro tomou posse, ontem, como reitor da Universidade do Minho, para o período 2021/2025. A cerimónia de investidura, inclui o tradicional cortejo académico e as intervenções da presidente do Conselho Geral da UMinho, Joana Marques Vidal, do presidente da Associação Académica, Rui Oliveira, e do reitor reeleito, Rui Vieira de Castro.
Joana Marques Vidal, presidente do Conselho Geral, na sua intervenção ressalvou a importância deste momento para a “comunidade académica, bem como para toda a comunidade civil”. Para Joana Marques Vidal este é um passo crucial para o presente e o futuro da UMinho, afirmando que o programa do actual reitor responde a algumas questões da universidade, abordando, ainda, alguns desafios que devem ser encarados com atenção, para que a UMinho se continue a “desenvolver no sentido da excelência”.
Após a cerimónia de investidura do reitor e dos vice-reitores e pró-reitores, foi a vez de Rui Oliveira, presidente da Associação Académica, discursar. Neste momento, o estudante reforçou que o caminho da UMinho é o futuro, apelando a um plano que responda aos problemas e oportunidades da instituição.
Rui Oliveira, afirmou o compromisso da “sua tripulação com o sucesso da UMinho” e apelou ao reitor, por uma “uma visão estratégica, aliada com uma direcção rápida e ágil e uma liderança forte e lúcida” que levem a universidade à superação”. O presidente da associação terminou, exigindo um comprometimento com “uma universidade inovadora, de qualidade, de portas abertas e com grande importância na região e no mundo”.
Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, foi a última personalidade a intervir na cerimónia. Após agradecer e responder aos apelos feitos pelos anteriores intervenientes, Rui Vieira de Castro começou por salientar que “o tempo que vivemos é marcado por desafios” e, neste sentido, as instituições públicas de ensino superior têm o papel de “produção de respostas aos problemas humanos, sociais, económicos e políticos”.
Neste seguimento, o reitor destacou o papel da UMinho e a sua “posição de relevo no contexto nacional e internacional”, definindo-a como uma “instituição forte, em crescimento e de olhos postos no futuro”. De forma a garantir o “salto qualitativo da instituição”, o reitor assume o seu compromisso, aliado a um plano estratégico, relevante, ambicioso, mas exequível.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho