Viana do Castelo: Regresso emotivo da Romaria de Santa Marta de Portuzelo
2021-11-30 às 06h00
Rui Vieira de Castro tomou posse, ontem, como reitor da Universidade do Minho. Na cerimónia de investidura, o reitor relembrou os desafios e as oportunidades da instituição, afirmando o “compromisso” para com um “futuro de sucesso”.
Rui Vieira de Castro tomou posse, ontem, como reitor da Universidade do Minho, para o período 2021/2025. A cerimónia de investidura, inclui o tradicional cortejo académico e as intervenções da presidente do Conselho Geral da UMinho, Joana Marques Vidal, do presidente da Associação Académica, Rui Oliveira, e do reitor reeleito, Rui Vieira de Castro.
Joana Marques Vidal, presidente do Conselho Geral, na sua intervenção ressalvou a importância deste momento para a “comunidade académica, bem como para toda a comunidade civil”. Para Joana Marques Vidal este é um passo crucial para o presente e o futuro da UMinho, afirmando que o programa do actual reitor responde a algumas questões da universidade, abordando, ainda, alguns desafios que devem ser encarados com atenção, para que a UMinho se continue a “desenvolver no sentido da excelência”.
Após a cerimónia de investidura do reitor e dos vice-reitores e pró-reitores, foi a vez de Rui Oliveira, presidente da Associação Académica, discursar. Neste momento, o estudante reforçou que o caminho da UMinho é o futuro, apelando a um plano que responda aos problemas e oportunidades da instituição.
Rui Oliveira, afirmou o compromisso da “sua tripulação com o sucesso da UMinho” e apelou ao reitor, por uma “uma visão estratégica, aliada com uma direcção rápida e ágil e uma liderança forte e lúcida” que levem a universidade à superação”. O presidente da associação terminou, exigindo um comprometimento com “uma universidade inovadora, de qualidade, de portas abertas e com grande importância na região e no mundo”.
Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, foi a última personalidade a intervir na cerimónia. Após agradecer e responder aos apelos feitos pelos anteriores intervenientes, Rui Vieira de Castro começou por salientar que “o tempo que vivemos é marcado por desafios” e, neste sentido, as instituições públicas de ensino superior têm o papel de “produção de respostas aos problemas humanos, sociais, económicos e políticos”.
Neste seguimento, o reitor destacou o papel da UMinho e a sua “posição de relevo no contexto nacional e internacional”, definindo-a como uma “instituição forte, em crescimento e de olhos postos no futuro”. De forma a garantir o “salto qualitativo da instituição”, o reitor assume o seu compromisso, aliado a um plano estratégico, relevante, ambicioso, mas exequível.
16 Agosto 2022
Pedralva: Festas do Divino Espírito Santo e Senhora da Abadia vividas com grande entusiasmo
16 Agosto 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário