Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
“Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX” em discussão no Museu Bernardino Machado a 20 de setembro
Diogo Jota: “Dupla jornada pode ser decisiva”

“Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX” em discussão no Museu Bernardino Machado a 20 de setembro

Roberto Martínez avisa para Polónia "forte" com individualidades e que "assume o risco"

“Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX” em discussão no Museu Bernardino Machado a 20 de setembro

Vale do Ave

2024-09-06 às 17h00

Redacção Redacção

A conferência “Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX” surge como um ‘preâmbulo’ à problemática que o Museu Bernardino Machado elegeu para alvo de reflexão do Ciclo de Conferências e do Colóquio de Outono, previstos para 2025, e está certificada como Ação de Curta Duração para professores, que deverão efetuar a devida inscrição no Centro de Formação localizado na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.

Citação

"Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX" é o assunto que vai estar em cima da mesa no próximo dia 20 de setembro no Museu Bernardino Machado, numa conferência dividida em sete palestras protagonizadas por conceituados académicos e investigadores nacionais e internacionais. A iniciativa terá lugar na sala Júlio Machado Vaz, com início pelas 09h30, e tem entrada livre.

Serão abordados assuntos como: “Portugal e a composição ibérica (1898-1923): Galiza e Catalunha” por Ramón Villares (Universidade de Santiago Compostela); “As relações luso-espanholas na segunda metade de Oitocentos: aproximações e afastamentos” por Conceição Meireles Pereira (Faculdade de Letras da Universidade do Porto); “O franquismo depois de Franco e a transição: reflexões sobre o pensamento de Gonzalo Fernandez de la Mora” por Luís Bigotte Chorão (CEIS20 – Universidade de Coimbra); “O hispano-americanismo no alvor do século XX - Angel Ganivet e Fidelino de Figueiredo” por Sérgio Campos Matos (Universidade de Lisboa); “Esquerdas republicanas: solidariedade e ambiguidades nas relações entre republicanos portugueses e espanhóis durante os anos 30” por Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8); “Fernando Pessoa no cenário ibérico” por Antonio Saenz Delgado (Universidade de Évora); e “O Regicídio (1908) na imprensa madrilena” por Norberto Cunha (Universidade do Minho).

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho